domingo, 28 de abril de 2024

VALOR DA INDÚSTRIA DE DANCE MUSIC CRESCE E BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE MAIS EXPANDE O GÊNERO


DEMANDA POR SHOWS, VENDAS FÍSICAS (CDS E VINIS) E GRAVAÇÕES DE DANCE MUSIC AUMENTARAM NOS ÚLTIMOS 12 MESES

Os fãs e o consumo de música electrônica estão a prosperar...


Segundo o site djmag.com, o Relatório de Negócios IMS 2024 - publicado na última quarta-feira,  24 de abril - mostra que a indústria da Dance Music está agora avaliada em US$ 11,8 bilhões e teve um aumento de 17% em relação aos 12 meses anteriores. 

A gravação de Dance Music também deu sinais de crescimento, as vendas físicas cresceram (CDs, Discos de Vinil) e o streaming aumentou 10% em 2023. Dentro disso, as gravadoras pequenas e independentes aumentaram a sua participação e agora respondem por 31% do mercado total. 

Países como o Brasil, o México, a Índia e a África do Sul foram todos identificados como territórios-chave que impulsionam e expandem o "fandom" da música eletrônica a nível mundial, que está a crescer mais rapidamente do que qualquer outro gênero

Neste período de um ano, a vertente Tech-House foi a mais popular que saiu no relatório, seguido pela House Music, Techno, "Melodic House and Techno" e Drum & Bass. O Afro-House é hoje o 23º estilo mais pesquisado no mundo, acima do Rock, Reggae, Hip Hop Clássico e do Trance.  

A demanda por shows também aumentou bastante. Foram arrecadados 9,2 mil milhões de dólares no último ano, superando em muito 2019 – o último ano “normal” não afetado pela Covid-19, que gerou 5,5 mil milhões de dólares. A música Dance gravada no estúdio é uma coisa, mas assistir uma apresentação Dance ao vivo é uma experiência totalmente diferente e memorável.

Os festivais são os principais geradores de dinheiro para muitos artistas de Dance Music e, ao contrário do hip-hop, seu sucesso transcende a geografia, tornando-se sucessos mundiais. Novos festivais de Dance Music já foram estabelecidos em países tão distantes como Cuba, Panamá, Vietnã e Filipinas. É verdadeiramente um gênero musical global.

Um estudo recente publicado pela Nielsen Music nos Estados Unidos analisou vários eventos de música ao vivo, e mostrou que os eventos de música eletônica foram os únicos geraram crescimentos nos lucros.

As danceterias - ou clubs - estão tendo o maior crescimento de público e de lucros arrecadados em dólares anualmente, enquanto que outras casas voltadas para outros gêneros não tiveram tanto crescimento ou estão, na verdade, observando uma tendência reversa.

A pandemia certamente não ajudou em nada nos shows, mas agora, os shows de Dance Music estão se recuperando melhor do que qualquer outro gênero. No geral, as empresas envolvidas na cena eletrônica tiveram um crescimento mais forte do que qualquer outro tipo de negócio, alcançando ganhos de 35%. 

"2022 foi um ano incomum, pois refletiu o efeito de recuperação pós-pandemia para os shows. Havia o risco de que 2023 lutasse para corresponder a essas expectativas, mas em vez disso, a indústria da música eletrônica cresceu fortemente mais uma vez, com resultados impressionantes, tendo um crescimento em praticamente todas as suas partes constituintes", disse Mark Mulligan, Analista da MIDiA Research e autor do IMS Business Report. 


Mark Mulligan, Analista da MIDiA Research: "A Dance Music é o gênero que mais cresceu nos últimos 12 meses"

"Fora isso, a cultura da Dance Music fez aumentar seus fãs mais rapidamente do que outro gênero, principalmente entre os fãs africanos, ilustrando a crescente pegada cultural da música eletrônica e suas vibrantes cenas globais”, continuou.

O artista mais rico da Dance Music atualmente é Calvin Harris, com um patrimônio estimado em US$ 300 milhões. Os demais são Tiesto com US$ 170 milhões, David Guetta com US$ 150 milhões, Steve Aoki com US$ 120 milhões e Thomas Bangalter com US$ 90 milhões.

Embora esses valores não cheguem nem perto dos principais nomes do hip-hop, rock ou pop, a taxa de crescimento do gênero é maior do que a desses gêneros mencionados de longe. 

Mas apesar do ótimo crescimento, o relatório reconhece vários desafios, como o crescimento do streaming - que continua difícil de ser monetizado de forma justa para os artistas. Há também uma certa preocupação com a A.I. (Inteligência Artificial), e alguns artistas estão com dificuldade em agendar seus shows.

Outro detalhe negativo, é que as mulheres que promovem a expansão do gênero ainda são particularmente desfavorecidas. No relatório consta que há uma maior probabilidade de serem injustiçadas, interrompidas, excluídas, questionadas e julgadas, mais que os homens que trabalham no mercado da cena eletrõnica. Temos vários casos recapitulados aqui no Blog de cantoras de estúdio, como Samira Besic, Martha Wash, Annerley Gordon, e tantas outras, que trabalharam arduamente em diversas produções e não tiveram nenhum reconhecimento dado (ou muito pouco). Não podemos nos esquecer também da desarmonia salarial entre homem x mulher que continua muito forte em nossa época atual.

Enfim, no geral, os resultados nestes últimos 12 meses para o mercado da Dance Music foram bem positivos, e a expectativa de todos é que 2024 apresente números mais satisfatórios ainda.


Rikardo Rocha


 Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

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Links sobre os Clássicos do Terror:

SEM AVISO (1980) (WITHOUT WARNING)





















REDNEX - "COTTON EYE JOE" (1994) QUEBRA RECORDE

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REDNEX - GRUPO DE EURODANCE É O MAIS OUVIDO DO YOUTUBE EM 26 DIAS!

 "Cotton Eye Joe" está completando 30 anos e voltou a ser uma sensação no Youtube!


A Eurodance pode impressionar àqueles que acham que o gênero está morto ou esquecido, e neste atual cenário o grupo Rednex nos prova que este estilo musical ainda está vivo e sendo celebrado por muita gente... 

Quem entre nós poderia imaginar que a canção "Cotton Eye Joe" - hit do sueco Rednex - fosse bater um recorde 30 anos após o seu lançamento original?? Pois é, isso mesmo!

A divertida canção de 1994 foi tocada 3 bilhões de vezes -  sim, 3 Bilhões , com "b" - em 26 dias!!

Tudo aconteceu através de uma série viral do youtube chamada Gedagedigedagedago, que é na verdade uma produção visual criada pelo canal GoLub. Os vídeos postados neste canal são bem curtos, trazem diversos personagens animados (e bem bobos), e alguns incluem trechos da famosa canção de eurodance "Cotton Eye Joe".


Vídeos curtos fizeram a música de 1994 "crescer" no Youtube de maneira grandiosa

Logo após a viralização no youtube, a música do Rednex subiu em seu número de reproduções 28 vezes maior que o videoclipe mais popular do YouTube... ou seja, "Cotton Eye Joe" do Rednex atingiu a marca de um bilhão de visualizações em apenas oito dias, uma conquista que a cantora Adele levou 87 dias para alcançar com seu single “Hello”!!

De acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Rednex, a responsabilidade – ou culpa – por esse desempenho recorde aconteceu devido aos Shorts do YouTube:

“Na esteira do crescimento explosivo do YouTube Shorts, esta última viralidade gerou 20 milhões de horas de audição no período de 26 dias. Isso equivale a 700 milhões de visualizações tradicionais e o suficiente para afirmar que Rednex é atualmente o artista mais tocado do mundo.”

“Está acontecendo uma mudança de paradigma onde perguntamos: como o sucesso musical é melhor medido?” disse o cofundador do Rednex e produtor de "Cotton Eye Joe" - Pat Reiniz.


Pat Reiniz é o "dono" do Rednex desde o início do grupo

Ele, que também foi um membro visual do Rednex em seus primórdios, continuou:

"Este feito foi causado graças a milhões de criadores de vídeos que geraram bilhões de vídeos curtos contendo a música do Rednex, em oposição à forma tradicional de ouvir músicas. Será um desafio para a indústria musical refletir sobre estas várias contagens em gráficos / medições, e até questionarão como será daqui para frente e se algo será mudado para coletar melhor estes dados."

Para os fãs de Eurodance que ainda não entenderam, ou que subestimam a banda Rednex, é bom frisar que a música de Eurodance foi ouvida por 12% de todos os telespectadores do You Tube e 4% da população mundial.

Coincidentemente, uma das formações do Rednex também está iniciando uma turnê no Brasil. Segue a agenda completa com as cidades que receberão os caipiras:


Turnê do Rednex passa pelo Brasil!
Bom show para quem for vê-los!!

Para saber qual formação do grupo virá ao Brasil, quem são os verdadeiros cantores e também se informar sobre todas as tretas e "causos" do Rednex, clique aqui.


quinta-feira, 25 de abril de 2024

2 BROTHERS ON THE 4TH FLOOR - RAPPER D-ROCK ANUNCIA QUE FOI DIAGNOSTICADO COM PARKINSON

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-RIKARDO ROCHA

RAPPER D-ROCK, DO GRUPO 2 BROTHERS ON THE 4TH FLOOR, ANUNCIA DOENÇA AOS FÃS

D-Rock é um dos ídolos da Eurodance e encantou a geração anos 90 com suas letras positivas, alegres e contagiantes 


O rapper D-Rock (2 Brothers on the 4th Floor) anunciou que tem a doença de Parkinson nessa quinta-feira, 25 de abril de 2024, num programa de TV chamado "90's Dance" da emissora holandesa NPO3.

No programa ele disse que foi diagnosticado há cerca de quinze anos com a doença, mas que até agora não quis divulgar isso ao público.

“Quando eu tinha 38 anos, fui diagnosticado com Parkinson”, disse D-Rock, cujo nome verdadeiro é René Phillips e tem atuais 54 anos. 

O rapper contou à apresentadora Hila Noorzai que, a princípio, não conseguia acreditar que estava doente. "Eu não queria acreditar. Isso para mim era impossível. Eu ainda era tão jovem, sabe... Tinha 38 anos. Não cara, isso não é possível, não acreditei. Mas era verdade", disse o rapper.


D-Rock contando sobre a sua doença para a TV NPO3. Claramente percebemos um nítido desconforto nele ao contar sobre o seu problema de saúde...

D-Rock decidiu não compartilhar seu diagnóstico com o público, só agora, depois de 15 anos (e após ser submetido a uma cirurgia) que ele resolveu se abrir com os fãs:

 "O show deve continuar. Nós apenas temos que seguir em frente. Eu não queria ser o motivo da nossa agenda de shows estar em baixa. Pensei: vou continuar e não contar a ninguém" 

O rapper esteve visivelmente emocionado e entristecido em contar a sua história: “É difícil, não é?” 

A sua parceira de mais de 30 anos de estrada, Des-ray, também esteve com ele e o confortou neste momento de visível dificuldade.

“É um grande passo”, disse a vocalista sobre a revelação, e D-Rock afirma na sequência: “Também é assustador. Tipo: como as pessoas vão reagir?” 


Des'Ray também conviveu com uma séria doença há alguns anos, quando enfrentou um câncer. Hoje a vocalista está curada


Des-ray relembrou ainda o momento quando D-Rock percebeu que tinha Parkinson: "Ele começou a se tremer numa apresentação, e foi piorando tanto que ele teve que se sentar. Ele não aguentava mais."

Com o tempo, D-Rock aceitou que tinha que conviver com a doença, também fez uma cirurgia no cérebro, e hoje consegue “regular” melhor os seus tremores. 

E sobre o rapper continuar atuando nos palcos sem despertar a desconfiança da plateia, isso se deve em parte ao seu neuroestimulador, implantado na cirurgia:

"Isso é um salva-vidas. Estou feliz por ser um dos primeiros a conseguir isso. Se minhas mãos ou pernas estão tremendo, posso regular isso com esse neuroestimulador”, diz D-Rock.


‘Tenho que ser realista, afinal tenho Parkinson’

Des'Ray e D-Rock formam uma das duplas mais amadas da Eurodance

D-Rock afirmou ainda que espera poder se apresentar por muito tempo com o grupo 2 Brothers no 4th Floor:

“Quero continuar me apresentando com o 2 Brothers por muito tempo, mas também tenho que ser realista, afinal tenho Parkinson.”

O rapper chama essa doença de “estranha”. "Posso me sentir muito bem agora, mas em dez minutos posso ficar muito deprimido ou meu corpo pode reagir de maneira muito diferente. Mas acho que o futuro será bom."

O grupo holandês 2 Brothers on the 4th Floor foi fundado pelos irmãos Bobby Boer e Martin Boer, tendo o seu auge na década de 1990. Eles fizeram muito sucesso mundialmente e emplacaram singles como "Never Alone", "Dreams (Will Come Alive)", "Let Me Be Free", "Fairytales", entre muitos outros hits das danceterias e rádios.


"Dreams (Will Come Alive)" foi a música mais bem sucedida do 2 Brothers On The 4th Floor aqui no Brasil (embora eles também tenham outras faixas bem conhecidas)

Vale lembrar que D-Rock e Des'Ray estiveram aqui no Brasil em março de 1995 (uma única vez!), e cantaram os seus principais sucessos no Close Up In Concert Dance Festival, além de "Fly (Fly To The Stars Skies)"- que na época era um single novo do grupo.


O Blog Rikardo.Music deseja que D-Rock continue tendo uma excelente resposta com o seu neuroestimulador, e que ele atue com o 2 Brothers On The 4Th Floor por longos e longos anos...

Fonte: Vídeo completo do programa holandês (sem tradução)


domingo, 21 de abril de 2024

SOPHIE ELLIS-BEXTOR LANÇARÁ NOVAS MÚSICAS ATÉ O FINAL DE 2024

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-RIKARDO ROCHA


SOPHIE ELLIS-BEXTOR: OS ANOS 2000 ESTÃO DE VOLTA COM ELA, E TRARÃO TAMBÉM SEU NOVO ÁLBUM!

Estrela da Dance-Pop dos anos 2000 está de volta e pronta para lançar seu novo álbum ainda neste ano!

Sophie Ellis-Bextor é uma cantora inglesa, nascida em 10 de abril de 1979, e ficou conhecida na cena Dance após contribuir com o produtor Spiller, estourando com o hít "Groovejet" (1999)  - licenciado aqui no Brasil pela sempre citada Paradoxx Music.

A vocalista que deu corpo definitivo à track, declarou em 2000 que não estava nem aí para o sucesso de "Groovejet": "Dance Music é algo que eu nunca imaginei trabalhar musicalmente. Minha meta sempre foi o BritPop!".

Acredite, essa belíssima dama de voz envolvente tinha uma preferência em fazer parte do time das meninas que faziam projetos solos, como a "Posh Spice" - Victoria Beckham

Devido ao sucesso da sua colaboração com Spiller, Sophie Ellis-Bextor partiu para a sua carreira solo e apresentou as suas novas faixas de trabalho...e felizmente, todas no estilo Dance!


Sophie Ellis-Bextor - "Murder On The Dancefloor" (2001)
Video Oficial

"Murder On The Dancefloor", "Take Me Home" e "Get Over You" foram músicas que balançaram o início dos anos 2000 e estiveram no topo das paradas, inclusive, lembro até de uma rádio de pagode daqui de São Paulo que fazia questão de tocar em sua programação a charmosa "Take Me Home"...

E para a surpresa geral da nação, "Murder On The Dancefloor" - que é uma canção de 2001 - voltou a se popularizar entre os jovens recentemente... Tudo deu início porque a faixa entrou para a trilha sonora de um filme recente chamado "Saltburn", e assim, explodiu novamente nos charts mundiais e lançou fortes holofotes para a bela e talentosa Sophie Ellis-Bextor.


A cantora Sophie Ellis-Bextor voltou e não mudou praticamente em nada...mantendo a sua beleza, talento, jovialidade e "psicopatia" nas pistas!

Vale lembrar que o interesse do público também levou a estrela de "Murder On The Dancefloor" para uma turnê pelos Estados Unidos e a um contrato com a gravadora Universal Music, e diante desta alta procura, é lógico que a cantora revelou estar pronta para retornar com um novo álbum...afinal, nessas horas surgem (até de bueiros) vários produtores, gravadoras e compositores interessados em trabalhar com o artista. 


Richard 'Biff' Stannard 

Richard 'Biff' Stannard - um famoso compositor e produtor do Reino Unido - já revelou que está trabalhando com Sophie em faixas inéditas de seu próximo álbum. Sophie Ellis-Bextor, por sua vez, está frequentando os estúdios e já elaborando as novas faixas. O novo álbum da artista ainda não tem nome e nem previsão de lançamento, mas será lançado até o final de 2024 e contará com alguns dos maiores e mais bem-sucedidos compositores e produtores do pop/dance.

O marido de Sophie, Richard Jones, confirmou ainda que a artista se reuniu com a cantora / compositora Cathy Dennis (que escreveu alguns dos maiores híts de Kylie Minogue, Britney Spears e da própria faixa de Sophie - "Catch You") e a convidou para trabalhar neste seu novo álbum.


Cathy Dennis tem um currículo impecável na indústria musical, tendo escrito hits dançantes para Britney Spears ("Toxic"), Kylie Minogue ("Can't Get You Outta My Head") e etc, além de ter sido uma cantora de Pop-Dance em 1990 e apresentando sucessos solo, como "Touch Me (All Night Long)" e "Just Another Dream"

Sophie revelou também que esteve no estúdio com o colaborador frequente Ed Harcourt e com a lenda das discotecas Nile Rodgers... Ou seja, vem aí mais material na linha Dance Music:

"Eu tenho escrito músicas. Estive em estúdio com Ed Harcourt e Nile Rodgers. Foi realmente muito divertido. Você acredita? Fizemos algo meio estranho. Eu gosto disso. Eu gosto muito" , disse ela (via coluna Bizarre do The Sun).

Sobre a fase atual da cantora, fontes afirmam: “Sophie se tornou uma estrela global novamente. A Universal, sua antiga gravadora, a recontratou e ela lançará novas músicas ainda este ano. É provável que ela seja uma estrela maior do que era antigamente. Isso surgiu do nada para Sophie e ela está emocionada e muito animada.”


Album novo para 2024
Sophie Ellis-Bextor no estúdio com Richard 'Biff' Stannard e outros produtores


Sobre a sua popularidade estar em alta novamente após "Murder On The Dancefloor" ser adicionada em "Saltburn", Sophie Ellis-Bextor acrescentou: 

“É simplesmente uma coisa extraordinária e muito difícil de entender. Parece um pouco mais real agora, mas estou tentando fazer o meu melhor para apenas aproveitar.”


Venha nos matar de dançar mais uma vez, Sophie! Nossos pés são todos seus!!