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-RIKARDO ROCHA
AIRPLAY & ASTROLINE
O Airplay foi um projeto belga de Trance do início dos anos 2000, inclusive, esta foi uma época muito rentável e produtiva para os lançamentos do gênero. Foi aí que estouraram também Alice DJ, Kriss Grekò, Lasgo, Ian Van Dahl, Fragma, Dee Dee, Astroline, e tantos outros que você - fã de Eurodance - com certeza deve se lembrar.
Infelizmente o Airplay só teve uma música lançada, que é justamente "The Music Is Moving" (2001), e também não realizou performances ao vivo e nenhuma turnê. O único single foi distribuído no saudoso ano de 2001 e possui aquela já conhecida vibe lamentosa, vocal hipnotizante e teclados altamente delirantes que conquistaram os clubbers dos anos 2000.
A faixa foi recebida aqui no Brasil pela Fieldzz Discos e entrou também na programação de várias rádios e danceterias, além de ter sido adicionada em algumas compilações brasileiras de Dance Music, como os CDs "Chupim", "Radio DJ 97 FM" e "Planeta DJ Vol.3".
No geral, o projeto foi criado e produzido pela dupla de produtores Danny Corten e Eddy Weyns, dois especialistas da cena "dance" belga dos anos 2000. Além de produzir a música, a dupla também se encontra creditada como os compositores da letra, que nos diz:
É a música que está dentro de mim, será que é ela que continua me levando pra frente?
A música está se movendo...
E ela continua me levando pra frente..."
Já em 2004, quando o Trance perdia a sua força, Danny Corten se juntou com o produtor Mark Carpentier e produziram o conhecido projeto Paris Avenue, que seguia uma linha mais direcionada ao House. Com os vocais de Robin One, o trio alcançou o sucesso com a espetacular faixa "I Want You" (2004), que aposto que você dançou muito.
Sobre Eddy Weyns, ele nasceu na cidade de Turnhout (Bélgica) em 05 de junho de 1965, começando a sua carreira como DJ em 1994, além de atuar como produtor em muitos projetos. Weyns ainda abriu o seu selo independente, a Byte Records, em 1999, e foi lá que eles gravaram "The Music Is Moving" do Airplay (Byte Studio 1).
Atualmente Eddy Weyns trabalha no grande evento Tomorrowland (desde fevereiro de 2019). Como produtor, ele produziu outros projetos importantes do Trance, como o Zippora - que trazia a vocalista Zippora De Brauwer.
O CLIPE DO AIRPLAY É UM MATERIAL RECICLADO
Eu sou fã de "The Music Is Moving" desde 2002, quando o DJ do club Grêmio CP a tocava e fazia toda a galera viajar na pista!
É o único single do projeto; não teve nenhuma performance ao vivo; mas pelo menos existe um videoclipe oficial para a música, certo?
Bem, mais ou menos...
Este material foi filmado numa estação de metrô em Praga - cidade da República Checa - e automaticamente faz a gente se lembrar de outras dezenas de produções da época, como a videografia do Lasgo, Madelyne, Dee Dee, 4 Strings, Novaspace, entre outros projetos dos anos 2000.
Podemos também sentir que há um tom futurista no vídeo, e isso inclui cenas que combinam com a sonoridade da música... Funciona como uma obra que veio do futuro, e na minha opinião, soa muito mais atual que muitos sucessos que estão aí nos charts recentes!
Mas agora, vem a maior surpresa!!
Vocês sabiam que, na verdade, este video é de uma outra música - e que em nada tem a ver com "The Music Is Moving" do Airplay?
Pois é... Oficialmente este vídeoclipe pertence a música do projeto alemão Split - "Perfect Bass" (1997), que estranhamente não tem nenhuma correlação com os produtores do Airplay - "The Music Is Moving" (2001). Então, a pergunta que fica é: Como essa junção ocorreu e quais foram os motivos que levaram a isso?
A resposta é: Foi a gravadora "EastWest" (representante dos dois projetos na Alemanha) que resolveu reutilizar este vídeo de 1997 para "The Music Is Moving" do Airplay, muito provavelmente para economizar no "caixa". Ou seja, foi enviado para as emissoras de TV (e sites) o mesmo clipe para duas músicas diferentes... Curioso isso, né?
Falei também com Eddy Weins do Airplay, e olha só como ele ficou surpreso com essa história do vídeo... Deixo aqui também os meus agradecimentos ao Eddy, por ter sido tão solícito neste rápido bate-papo que tivemos:
UMA RÁPIDA CONVERSA COM O PRODUTOR EDDY WEYNS
Olá Eddy, eu sou do Brasil e muito fã da canção "The Music Is Moving" do Airplay. Por favor, você pode me confirmar se houve alguma apresentação ao vivo desta música?
Eddy Weyns: Olá Rikardo, obrigado pela sua mensagem. Fizemos um vídeo, mas não houve apresentação ao vivo. A vocalista, nós contratamos para uma "sessão de estúdio" e esse foi o resultado. Tudo de bom para você, meu amigo!
Obrigado por me responder, Eddy! Você pode me contar como foi produzir este projeto? Quem escolheu o nome "Airplay"? Tenho um blog sobre música aqui no Brasil e estou escrevendo um artigo sobre essa bela track de 2001. Muito obrigado mais uma vez!
Eddy Weyns: Foi só mais um dia comum no escritório (risos). Não, só estou brincando, vou te contar como foi. Eu estava trabalhando como produtor interno de gravações da Byte Records. O grande "boss" queria novos artistas para suas marcas / gravadoras, então convidou um dos DJs da época (Danny Corten) para fazer uma sessão comigo no estúdio. Danny tocou alguns discos que eram tendência naquela época, acho que o projeto Rank1 esteve nesta lista, e tentei seguir a mesma vibração deles. Fiz depois alguns riffs bem legais com o teclado Roland jp8080, escrevi algumas letras e convidei uma garota para cantar.
Ótimo! E por acaso essa garota é Kathleen Goossens do Astroline?
Eddy Weyns: Aí você mostrou que sabe!
Você também perguntou sobre o nome do projeto, então eu irei te responder. Como o nome "airwave" já havia sido captado por meu amigo Laurent Veronnez, e o nome "airscape" por meu outro amigo Johan Gielen, resolvemos escolher pelo "airplay". Não me lembro por que precisávamos tanto de "ar" (risos).
Por que o Airplay não lançou mais músicas? Você se lembra?
Eddy Weyns: Sim, eu me lembro, infelizmente. Danny não tinha muito tempo. Ele tinha um emprego de período integral durante a semana, e nos finais de semana sempre ia fazer shows em todos os lugares. Ele ainda tinha um relacionamento com uma mulher nos Estados Unidos, então era bem difícil a gente conseguir se unir. Quando finalmente encontramos tempo, começamos um novo trabalho. Estava quase terminado, muito promissor... mas, o meu disco rígido morreu e perdemos tudo. Danny ficou furioso e essa foi a última vez que ele trabalhou comigo. Mas fiz alguns outros projetos com outras pessoas legais, como Gemini II, Zippora, Robert Armani, Definitely n.o.t, etc...
E atualmente? Você tem produzido músicas novas?
Eddy Weyns: Eu sempre estou produzindo música, é isso que eu faço, as pessoas gostem ou não.
Em 1997 um vídeo foi lançado para o projeto Split - "Perfect Bass", mas a gravadora alemã utilizou este mesmo vídeo para o projeto Airplay. Você sabia disso? (Enviei também o link do vídeo para Eddy)
Eddy Weyns: Haha eu não sabia disso... como isso é engraçado (risos).
Confesso que o vídeo ficou melhor com a sua música...
Eddy Weyns: Qualquer vídeo ficaria melhor com a nossa música (risos).
Concordo! "The Music is Moving" é fantástica até hoje! Nunca envelhece!! Muito obrigado por produzir este projeto. Faz parte da vida de tanta gente...
Eddy Weyns: Eu estou honrado. Obrigado Sr. Rikardo.
Muito obrigado por esta conversa, estimado Eddy!
Eddy Weyns: Agradeço meu amigo. Se cuide!
A VOCALISTA DO AIRPLAY
Dentre os colaboradores do Airplay, temos a não menos importante participação da vocalista (citada logo acima), pois com a sua marota e cativante voz deu muita emoção e profundidade para "The Music Is Moving".
Kathleen Goossens nasceu em Lier, Bélgica, no dia 23 de maio de 1976, e tem atualmente 47 anos de idade. Ela começou a trabalhar profissionalmente depois de se formar em Marketing, conseguindo um emprego de meio período numa agência de artistas dirigida por sua irmã e, como resultado, acabou indo parar no projeto Astroline em 1997.
O QUE FOI O ASTROLINE?
O Astroline foi um projeto que obteve muito mais reconhecimento que o Airplay, justamente pela quantidade de músicas que lançou (7 singles), pela quantidade de shows que realizou e também por sua longevidade no mercado da cena eletrônica - se mantendo ativo de 1997 até 2001.
Na verdade, o Astroline não teve um fim definitivo, pois voltou a se apresentar nos festivais de "revivals" alguns anos após o seu término, e estão até os dias atuais performando nestes eventos que celebram os anos 90 e 2000, contudo, o seu trabalho criativo e produtivo em estúdios durou de 1997 até 2001.
Os realizadores do Astroline são Bart Smolders (conhecido também como DJ Bart), Peter Luts (um dos produtores do Lasgo), Gert Corvers (um dos produtores de Esther), Christophe Chantzis (produtor do Absolom e Ian Van Dal), Stefan Wuyts (DJ Jimmy Goldschmitz & Heliac) e também, é claro, temos a presença da compositora, dançarina e vocalista Kathleen Goossens.
Kathleen foi a cantora oficial do Astroline, mas o projeto costumava apresentar, além da vocalista, duas dançarinas "imagens" que apareciam bastante frente ao grupo: An Hoube e Katarina Vincente.
Curiosamente, esta ideia de mostrar três garotas sexy's frente a um projeto continuou no início do também belga Ian Van Dahl, onde tínhamos Annemie Coenen e as dançarinas Jeanine e Diana. Na realidade, este era um conceito habitual em outros projetos trance da época - como o holandês Alice Deejay - que visava a "vocalista" mas não deixava de jogar holofotes de igual para igual nas duas dançarinas (principalmente nas imagens promocionais).
OS SINGLES DO ASTROLINE
-Vamos começar do começo. A primeira produção do Astroline foi "Take Good Care" (1997), escrita e produzida pela dupla Bart Smolders / Christophe Chantzis, e com trechos cantados por Kathleen Goossens, como vemos nos créditos do vinil belga: ''Vocais de Kathleen G.". E claro, a própria Kathleen nos confirmou que é a voz dela neste 1º single do projeto.
Sobre a produção de "Take Good Care" (1997), esta é uma viagem potente e lasciva do Trance noventista, de uma época que era "radical" demais para ser tocada no "As 7 Melhores" da Jovem Pan. Foi originalmente lançado em 1997 e apresenta um "featuring" em sua capa: Astroline Feat. DJ Bart;
-No segundo single "Smiling Faces" (1998), os créditos para compositores e produtores estão direcionados para Bart Smolders, Peter Luts e Gert Corvers. É mais um trance que não chegou ao Brasil, infelizmente...
Para a vocalista, o crédito está informado como ''Vocais de Kathleen G.", e de fato, é a voz dela que ouvimos neste single;
-O trabalho seguinte foi "Feel The Fire" (1998), escrito e produzido por Christophe Chantzis, Bart Smolders, Gert Corvers e Peter Luts.
Se saiu muito bem nas paradas belgas, principalmente no Ultratop Dance Chart - onde conquistou o 1º lugar. É uma das minhas favoritas do Astroline, e sem dúvidas, é uma track extremamente eletrizante até hoje!
Apesar do trecho animadinho "Da dum da da di da oh eh" ser cantado por Kathleen Goossens, ouvimos ainda uma voz diferente na maior parte em "Feel The Fire", e quando vamos verificar os créditos no verso do disco constatamos que estes apresentam a informação: "Vocais de Kathleen G. & Cindy". Ou seja, tem essa outra participação feminina em "Feel The Fire", de alguém chamado Cindy.
Perguntei à Kathleen Goossens se ela lembra do nome completo da vocalista principal de "Feel The Fire", mas ela disse não se lembrar, então, o que me restou a fazer? Recorrer por outros meios, é claro...
Pois é, meus amigos! Agora vamos de mais uma exclusividade deste Blog:
No perfil (do Facebook) de Peter Luts encontrei várias mulheres com o nome de Cindy, e depois de checar diversas dessas contas, encontrei a cantora de "Feel The Fire"!! Coincidiu da pessoa ter o mesmo nome daquela que foi creditada no single, além do fato de ser uma cantora.
O nome da vocalista é Cindy Buckenberghs, nasceu no dia 05 de agosto de 1975, tem atuais 49 anos de idade. Ela canta atualmente músicas no estilo Rock.
Não precisei perguntar para a cantora se ela gravou "Feel The Fire" do Astroline, pois escutando a sua voz em seus vídeos ao vivo, pude perceber facilmente o quanto a sua voz continua inconfundível... mas, ainda teve um outro motivo plausível para que eu tivesse certeza de que era ela:
-"No Way Out'' (1999) foi o quarto single e apresenta uma letra composta por Kathleen Goossens e Elfi Strackx.
Segue o mesmo estilo extasiante das produções anteriores e não há vocais mencionados no single. A voz da cantora, percebemos que está diferente... não é a voz de Kathleen (apesar da própria ter sido uma das compositoras da faixa).
Quem seria a cantora, afinal? Outra exclusividade que você só vê aqui:
A cantora aqui é Elfi Strackx! Sim, uma das compositoras da música! Rastreei o seu nome e percebi que hoje ela atende por Elphy Strackx (às vezes é encontrada como Elfi) e trabalha desde 2014 numa empresa chamada "Positive Vibes" - voltada ao ramo de coaching / treinamento, com foco motivacional / habilidades pessoais. Indo mais a fundo, alcancei também o seu perfil artístico. Ela é realmente uma compositora / vocalista e ainda está ativa na Bélgica, cantando principalmente em casamentos (foto acima).
Elphy cresceu em uma família musical. Seu pai era guitarrista / cantor amador e possuía uma extensa coleção de discos, que Elphy começou a explorar desde cedo. Aos 9 anos ela espontaneamente começou a cantar esses discos. O talento de Elphy também não passou despercebido na escola e ela logo foi selecionada para o coral local. Pouco depois, quando tinha apenas 14 anos, participou do show VTM Soundmix regravando a música "Queen For Tonight" de Helen Shapiro, que lhe rendeu uma considerável visibilidade. Logo depois ela se juntou ao grupo feminino Secret Fantasy, junto com Linda Mertens (sim, ela mesma, do Milk Inc., também em seu início de carreira).
Através de algumas apresentações de sucesso na TV, Elphy teve contato com vários compositores e produtores conhecidos, incluindo Miguel Wiels, Peter Gilis, Daniël Moerenhout e Peter Luts. Foi aí que ela gravou algumas faixas de Dance Music, como:
- "The Music" – Fiocco (1999, Antler-Subway, EMI Music Belgium)
- "No Way Out" – Astroline (1999, Antler-Subway)
- "Virtual Love" - Requiem feat. Chiara Gio (2002, Antler-Subway)
Depois disso, Elphy fez muitos trabalhos de estúdio para álbuns de outros artistas, e hoje continua cantando e se apresentando, embora também tenha uma outra profissão, como mencionado.
E para concluir de vez, Kathleen Goossens fez apenas as apresentações ao vivo de "No Way Out", já que as gravações no estúdio aconteceram com Elphy Strackx;
-"Angels'' (2000) foi o quinto single do Astroline. Possui uma vibe que vai te levar aos céus e teclados mais que ensandecidos! É mais uma belíssima faixa que merece ser endeusada pelos fãs em todas as dimensões possíveis:
Os créditos da letra de "Angels" são de Peter Luts, Kathleen Goossens e Gert Covers, no entanto, sem vocais creditados no single.
Esta é uma das faixas que eu mais gosto do Astroline, e a própria Kathleen Goossens afimou que, não apenas a compôs, como também a gravou com sua voz;
- "Close My Eyes" (2000) foi o maior sucesso do Astroline no Brasil, e na época, chamada também pelos DJ's como uma "música de Paty".
A voz na canção não nos deixa dúvidas, é pertencente a Kathleen Goossens, mas mesmo assim podemos checar o seguinte crédito no vinil: ''Vocais de Kathleen G.".
E não estranhe se este sexto single do Astroline se assemelhar muito com os singles do Lasgo, tenha apenas em mente que a letra de "Close My Eyes" foi composta simplesmente pela dupla David Vervoort e Peter Luts (a dupla do Lasgo), além da produção ser totalmente de Peter Luts;
-Enquanto aqui no Brasil os jovens se deleitavam nas danceterias com a viciante "Close My Eyes", na Bélgica o Astroline lançava o seu último single "Happy Christmas, War Is Over" (2001), que foi uma regravação de John Lennon e que serviu também como uma mensagem de paz e de conforto às pessoas - que estavam chocadas e amedrontadas após aos ataques terroristas do fatídico 11 de Setembro.
Foi lançada em coletânea natalina no ano de 1999, mas ganhou lançamento oficial em single no ano de 2001.
Não há créditos vocais informados no single, mas eu já tinha a convicta certeza de que a vocalista aqui não seria Kathleen Goossens. Foi através desse vocal diferente que resolvi entrar em contato com a loira, e assim Kathleen respondeu-me que não a gravou no estúdio, porém a performou nos shows, assim como também fez com "Feel The Fire" e "No Way Out". Como mencionado acima, Kathleen não sabe quem foi a cantora (e o blog também não descobriu até o momento).
Ainda neste single foi adicionada uma outra faixa inédita aos fãs: "Sensations".
Vale lembrar que o Astroline não lançou nenhum álbum em sua trajetória, nenhum videoclipe, e focou apenas em singles e apresentações ao vivo. Estes singles foram lançados pela gravadora A&S (Antler-Subway), que nos anos seguintes apoiou também outros projetos fervorosos do trance, como Lasgo e Ian Van Dahl.
ASTROLINE NO BRASIL
Aqui no Brasil o Astroline ficou mais conhecido entre 2001 e 2002 através do hit "Close My Eyes", título licenciado pela Building Records e muito tocado em nossas pistas e FM's - embora a canção tenha sido lançada oficialmente no dia 3 de julho de 2000 (na Bélgica).
A empresa brasileira deu atenção total à "Close My Eyes" a inserindo em várias coletâneas "dance" da época - como "Comando 97 FM" (ano: 2001 - talvez a primeira aparição da música para o público brasileiro colecionador de mídias) e a bem sucedida "As 7 Melhores 2002" (quase dois anos após o seu lançamento oficial!). Fora isso, a Spottlight, em parceria com a Som Livre, também trabalhou com "Close My Eyes" e a distribuiu em suas compilações de música eletrônica, como "dance.com - Jovem Rio 94,9 FM" (2001) e "Trance Party" (2002).
Só foi uma pena nenhuma destas companhias terem aproveitado as outras faixas do Astroline, como as estupendas "Take Good Care", "Feel The Fire" e "Angels", produções que mereciam um reconhecimento muito maior por aqui, inclusive, são canções até mais conhecidas que "Close My Eyes" em muitos países europeus.
OS ASTROS SE COLIDIRAM
Quanto ao término do Astroline, muito foi se falado em sites da época que os produtores encerraram o projeto para focar fortemente nas produções do Ian Van Dahl e Lasgo. Christophe Chantzis precisava de mais tempo para se dedicar ao Ian Van Dahl e produzir o seu álbum de estreia "Ace", assim como Peter Luts se empenharia em absoluto para o projeto Lasgo - ambos em bastante ascensão naquele ano de 2001. Sobre Stefan Wuyts, ele também foi trabalhar no Lasgo em 2001 e se tornou um dos produtores executivos do álbum "Some Things", assim como Gert Covers criou e produziu a bela e viajante faixa "Cloud Surfers*" deste álbum. Já Bart Smolders (DJ Bart), deixou de lado as produções e tem em seu currículo apenas os singles do Astroline (embora muita gente confunda-o com o DJ Bart de "Message" de 2001).
Enquanto estava no Astroline, Kathleen Goossens gravou em 1999 a faixa "Harmony" de DJ Philip, e em 2001 realizou mais alguns trabalhos vocais para DJ's e produtores belgas, como a música do Airplay - "The Music Is Moving", assim como gravou de 2001 até 2005 para o ótimo projeto Orion Too. E é interessante observar que Kathleen Goossens assumiu o pseudônimo de "Caitlin" enquanto atuava no Orion Too, muito provavelmente por conta de seu contrato de exclusividade com os produtores do Astroline (talvez o mesmo motivo de não ter sido creditada no Airplay e na música com DJ Philip).
A RESPOSTA DO PÚBLICO JOVEM DOS ANOS 2000
Tanto “Close My Eyes” do Astroline, quanto "The Music Is Moving" do Airplay são dois exemplos do gênero Vocal Trance que ressoaram positivamente entre os entusiastas brasileiros da música eletrônica naquele início de século XXI.
Com suas batidas pulsantes, melodias hipnotizantes, vocais quentes e teclados que "soltavam chamas", estas duas faixas tornaram-se verdadeiros hinos noturnos para os baladeiros e principalmente para os fãs de Lasgo, Ian Van Dahl, Fragma, Paul van Dyk, Kriss Grekò, Deal, Dee Dee...
Quem viveu, saboreou tudo isso com muita vontade e proveito!!
KATHLEEN GOOSSENS - APÓS A FASE DE OURO DO TRANCE
Com o encerramento do Astroline, a cantora e compositora Kathleen Goossens foi vista também atuando como atriz na TV belga. Sim, além de continuar escrevendo e gravando para outros projetos, Kathleen se tornou uma atriz a partir de 2001 e participou de algumas produções televisivas da Bélgica, além de um longametragem chamado "Meisjes" (2009).
Já em outubro de 2009, Kathleen apareceu em um reality show que buscava por uma cantora para um grupo musical chamado K3, porém, a voz de "Close My Eyes" não conseguiu passar para a sexta fase do reality. Foi também nessa época que Kathleen engravidou e teve um filho.
Neste momento atual, Kathleen continua se apresentando como uma integrante do Astroline em diversos festivais pela Europa, além de ser a proprietária de uma loja chamada "Barnature" - que vende produtos naturais (suplementos, alimentos orgânicos, sem glúten, sem lactose, e etc).
A cantora de Trance Music se especializou também em 2022 em Hipnoterapia, e hoje aplica a técnica da hipnose em seus pacientes.
Com certeza, uma mulher que continua linda, talentosa e acima de tudo muito determinada em seus projetos profissionais, principalmente naqueles que se referem a música, aquela arte encantadora que sabe nos empurrar para a frente!!
Agradecimentos: Eddy Weyns, Kathleen Goossens, Elphy Strackx, Cindy Buckenberghs.
Outra pequena postagem sobre Airplay - "The Music Is Moving" (2001), mais especificamente sobre o CD-single que ganhei de presente:
https://rikardomusic.blogspot.com/2023/10/airplay-music-is-moving-2001-um-vocal.html
"The music is moving" é o top das galáxias. Legal você ter falado com o Eddy. Sempre bom saber mais sobre os clipes. Há muitos gravados em estação de metrô ou trem e até que fica bem legal. A Kathleen Gooseens é uma beleza, quero ir na lojinha dela. Valeu Rikardo, ótima postagem.
ResponderExcluirQue bom que gostou, XiaoAn! Fico feliz!! Também sou muito fã do projeto Airplay e sua atemporal "The Music Is Moving", assim como também gosto de quase todas as músicas cantadas por Kathleen Goossens... acho-a muito talentosa! Grande abraço meu amigo!
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