sexta-feira, 26 de julho de 2024

COMUNICADO

 ATENÇÃO CAROS LEITORES:

Fiquei extremamente decepcionado ontem, quando um leitor deste humilde Blog me procurou para contar que minhas matérias, publicadas aqui, estão servindo de "fonte" para um youtuber chamado Marcio. Estaria tudo bem se os créditos estivessem corretos, mas o youtuber não cita este Blog em nenhum momento, se referindo de maneira geral como "segundo as minhas pesquisas".

Coletar informações daqui e divulgar que o trabalho é "seu" é totalmente antiético. O correto é educadamente solicitar a autorização do uso das pesquisas aqui publicadas ou pelo menos citar o endereço deste blog à seus inscritos! 

MANTER O BLOG REQUER MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO, muitas destas pesquisas divulgadas são concluídas depois de uma média de dois à três anos (estou numa busca há mais de 7 anos sobre um projeto, apenas para se ter uma ideia). 

Fazer isso de graça para quem nunca me procurou, nunca falou comigo, nunca curtiu nada meu? NÃO! Isso NÃO está em meus planos e NINGUÉM DEVE SE SUJEITAR A ISSO.

Usar das minhas pesquisas e não citar ao menos o meu Blog é SUBESTIMAR A MINHA EXISTÊNCIA, MINHA DEDICAÇÃO E O MEU TEMPO PERDIDO.

Minhas sinceras desculpas aos amigos e parceiros de longa data por este transtorno, mas tinha que vir aqui esclarecer.

RIKARDO



domingo, 21 de julho de 2024

MADONNA TEVE A SUA VOZ APROVEITADA POR UM PRODUTOR ALEMÃO

 Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui

-RIKARDO ROCHA


"MADONNA WITH OTTO VON WERNHERR" É UM PROJETO COM MADONNA PARA ARRECADAR DINHEIRO FÁCIL 
Madonna com Otto Von Wernherr -
 Ela ama as voltas que o mundo dá, e ele, as oportunidades que a vida dá!


Quando a cantora Madonna ainda não era conhecida e buscava por um lugar ao sol, ela então trabalhou com alguns artistas da época, sendo dançarina e até mesmo backing vocal.

A anônima Madonna foi dançarina de Patrick Hernandes (como já falamos aqui) em 1979, mas também recorreu à um outro artista para conseguir algum dinheiro, e ele foi o alemão Otto Von Wernherr - um produtor musical, compositor, DJ e ator.

Otto tinha uma banda chamada Dr. Otto And His Patients, e teve a grande sorte de topar com uma jovem, que anos mais tarde seria uma das maiores estrelas do mundo...


Madonna se tornou uma das mulheres mais bem sucedidas de todos os tempos, mas a gente prefere falar sobre o antes disso...


Tudo aconteceu em meados de 1981, quando Madonna tentava conseguir um contrato de gravação com sua banda, “Emmy”, e nesse meio tempo decidiu colaborar como backing vocal em algumas músicas compostas por Otto Von Wernherr. 

Ela gravou para o alemão e o cara deu o dinheiro que ela precisava. Anos mais tarde, quando Madonna explodiu com "Everybody" e "Holliday",  esse cara, muito astuto, relançou essas canções gravadas por Madonna em CDs e colocou o rosto da cantora impresso em suas capas. Ou seja, embora Otto Von Wernherr tenha tentado manter uma carreira por conta própria, foi o seu trabalho com Madonna, no início dos anos 1980, que lhe rendeu mais dinheiro e fama em sua jornada artística.


Otto Von Wernherr
Nome real: Ottheinrich Werner

As músicas de Otto Von Wernherr que contam com a participação de Madonna no refrão são três: "Cosmic Climb", "We are the Gods" e "Wild Dancing". Nessas faixas ouvimos a voz de Madonna com péssima qualidade e repetindo, praticamente sem cantar, as mesmas frases junto com uma espécie de recitação de Wernherr - que executou os vocais principais. 


Madonna With Otto Von Wenheer - "Cosmic Climb" (1981)


Como se não bastasse, o cara ainda usou a voz de Madonna em mais de dez produções baseadas em remixes e versões das mesmas frases repetidas, como as faixas "On the street", "Shake", "Oh my""Get down" , todas na mesma repetição de frases. E claro, tudo sem o consentimento da Madonna, que já havia se tornado um fenômeno do Pop. 

Na faixa mais conhecida,"Cosmic Climb", Madonna aparece dando alguns gritinhos na introdução e cantando o refrão com sua voz aguda bem característica de seu início de carreira. "Cosmic Climb" tem uma melodia dark também, algo bem comum com o que os jovens do pós-punk ouviam na época.

Otto lucrou financeiramente quando lançou estes trabalhos, pois soube aproveitar muito bem o que tinha em suas mãos, no caso, o que ele tinha em seus arquivos. Polêmicas à parte, Otto Von Wernherr "enganou" muita gente que considerou que este era realmente um trabalho da Madonna... Mas espera aí, de fato foi um trabalho com a voz dela, né? Só não foi oficial!


Madonna with Otto Von Wernherr - "Cosmic Climb" (Merlin Records)


O título do CD é "Cosmic Climb" e saiu como Madonna with Otto Wernherr. No disco contem oito faixas, e é basicamente um CD "8 ou 80", ou seja: muitos fãs amam, já outros odeiam.

Muitos fãs da Madonna definem essas músicas como "genéricas" e "terríveis". Outros já definem como "algo superior" ao que ela faz hoje em dia, onde se "rebaixa" e faz parcerias "questionáveis" para conquistar os adolescentes da atualidade.

Além deste álbum "fake", teve ainda dezenas de compilações lançadas com as mesmas músicas, gerando com certeza dinheiro rápido para Otto Von Wernherr, que aparecia creditado como compositor e produtor dessas faixas. As várias compilações lançadas também vinham com nomes diferentes, porém, trazendo o mesmo repertório. Talvez, dessas compilações, o título que ficou mais marcado tenha sido "Early Years", fazendo uma correlação aos primeiros anos de Madonna:


"Madonna antes do sucesso. Só para fãs!"
Compilação "Early Years" que você encontra em diversas lojas virtuais brasileiras, tal como Mercado Livre e Shopee;


Vale lembrar ainda que, muitas destas "reciclagens" produzidas por Otto foram lançadas em singles, como vocês podem ver na imagem abaixo:

Singles bem feitinhos visualmente que incluem a imagem e a voz de Madonna, mas é só um "projeto" com a aparência de algo oficial… Na verdade, contém pouquíssimo conteúdo da Madonna disponível nestas produções.

CDs MAXI-SINGLE - MADONNA & OTTO VON WERNHERR: THE EARLY YEARS (1993)

Para ficar mais claro, os singles acima contem gravações do período pré-fama de Madonna, e foram remixados e lançados quando Madonna já estava famosa. Inicialmente, a participação de Madonna era apenas como "backing vocal", mas o produtor Otto Von Wernherr mexeu nos áudios e deu mais destaque (mais que o planejado) para a voz de Madonna. O resultado não ficou muito bom, pois Madonna não gravou muito conteúdo para ele, apenas o necessário de um artista quando executa a função de backing vocal, então o produtor teve que se "virar" com o que tinha e fez montagens "duvidosas" que ele vendeu como música.


Maxi-Singles apresentados em Slimline Jewel Case:

1) COSMIC CLIMB com 3 Faixas: 

Cosmic Climb (Extended Dance Mix) / Cosmic Climb / We Are The Gods

2) WILD DANCING com 2 Faixas: 

Wild Dancing (Dance Mix) / Wild Dancing

3) TIME TO DANCE com 3 Faixas:

Time To Dance (Extended) / Time To Dance (Instrumental) / Time To Dance (Radio Mix)

4) ON THE STREET com 2 Faixas: 

On The Street (Edit Mix) / On The Street (Extended Mix)

5) OH MY !!! com 2 Faixas: 

Oh My !!! (Edit Mix) / Oh My !!! (Disco Mix)

6) SHAKE com 3 Faixas: 

Shake (Extended Mix) / Shake (Edit Mix) / Shake (Instrumental Mix)

7) GET DOWN com 2 Faixas:

Get Down / Get Down (Edit)


Local e Ano da Gravação: Nova York, 1981

Lançamento por Receiver Records - 1993, Reino Unido


"Nunca lançado antes"
Na imagem do vinil acima, vemos o nome de Otto Von Wernherr conectado ao filme "Liquid Sky" (de fato ele atuou nesse filme como ator), assim como vemos Madonna sendo mencionada como a atriz de "Procura-se Susan Desesperadamente".


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Este "projeto" de Otto Von Wernherr é só um caça-níqueis; basicamente só uma forma que o produtor encontrou para ganhar dinheiro fácil, já que essas faixas foram lançadas anos depois de Madonna ter se tornado um nome altamente conhecido. Seria ótimo poder curtir essas músicas se de fato fossem boas, o que elas claramente NÃO são. 

Mas, ao mesmo tempo, não deixa de ser um trabalho que gera curiosidade aos amantes do pop e também àqueles que, assim como nós, se divertem com estes fatos curiosos dos bastidores.



domingo, 14 de julho de 2024

ULTRA NATÉ E SEU HÍT "FREE" MARCARAM O NOSSO 1997

 Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui

-RIKARDO ROCHA

ULTRA NATÉ E SEU ULTRA SINGLE "FREE" 

O 27º ANIVERSÁRIO DE UMA FAIXA QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA!


Dá para acreditar que essa faixa tem quase 30 anos?⁠

“Free” da cantora Ulta Naté alcançou um significativo sucesso comercial em 1997, ano em que foi lançada e conquistou o topo das paradas de diversos países. Lembro-me que, aqui no Brasil, a faixa chamou rapidamente a atenção da rádio Jovem Pan e era tocada por lá a cada 10 minutos, se destacando muito em programas como "As 7 Melhores", "Ritmo da Noite", "Torpedo da Pan", "Sequência Máxima", entre outros. Que nostalgia boa lembrar dessa linda fase!

O desempenho mundial de "Free" também foi gigante, se tornando um dos maiores hinos de 1997 e alcançando a posição número 1 na Billboard Hot Dance Club Play dos EUA, ficando a frente de outros dance-híts importantes, como "The Funk Phenomena" do Armand Van Helden e "Around The World" do Daft Punk. Este estupendo house chegou também ao Top 5 no Reino Unido, França, Itália, entre outros países europeus.⁠ ⁠Um verdadeiro impacto na música eletrônica noventista! 


Ultra Naté - "Free" (1997)
Video Official

Quanto ao videoclipe da música, Ultra Naté aparece cantando num cenário fechado que mais parece um hospital psiquiátrico (ou manicômio, numa linguagem mais popular) e percebemos ainda que há algumas portas sendo trancadas no tal recinto. O vídeo foi gravado em 1997, época que a cantora tinha 29 anos de idade e estava com seus cabelos bem curtinhos e tingidos de louro. O referido vídeo chegou aos brasileiros através da extinta Paradoxx Music, que incluiu o material numa fita VHS ⁠chamada "TV Dance 3" (em meados de 1998), além é claro, das dezenas de coletâneas em CDs que a empresa distribuiu com essa maravilhosa track, tais como "As 7 Melhores Volume 7", "Top 18", "Quarenta Graus", "Hot Nine Seven Vol.6", e etc.

Ultra Naté incorporou em 1997 a sua mensagem de libertação e autoexpressão em "Free", mas ao longo dessas últimas quase 3 décadas “Free” continuou forte e ainda hoje é muito lembrada em estações de rádios e em manifestações LGBTQ+ (com a sua mensagem inspirando milhões de ouvintes).

Nascida na região de Baltimore, nos Estados Unidos, em 20 de março de 1968, Ultra Naté Wyche começou a sua carreira como participante do coral da escola que frequentava, embora seus planos inicialmente estivessem voltados para a área da medicina. 

"Durante toda a minha vida eu queria me formar em medicina, mas isso foi até eu conhecer um club chamado O'Dells, onde passei a frequentar com quize anos de idade. Esse club era onde toda a comunidade do Underground e da House Music se reunia, e naquele momento me identifiquei com aquela tribo e descobri todo o meu amor pela cultura da Dance Music" - Ultra Naté


Ultra Naté se encantou com o mundo da Dance Music aos 15 anos de idade...

Ainda adolescente e frequentando o club O'Dells, Ultra Naté conheceu Thomas Davis do Basement Boys e se tornaram grandes amigos. Logo ela começou a soltar a sua voz no club O'Dells e, posteriormente, a participar de algumas audições com os produtores do Basement Boys.

Aliás, a revista brasileira DJ Sound disse em uma de suas edições de 1997 que Naté foi convidada para fazer o backing vocal da música "Angel" de Angela Wimbush, mas não foi bem isso... O que houve, é que Ultra Naté cantou essa música numa espécie de "processo seletivo" para Teddy Douglas e Thomas Davis (ambos do Basement Boys), que adoraram a voz e a performance de Ultra Naté. Percebendo o "feeling" da garota, o resultado não podia ser outro; em 1989, estourava no mundo inteiro o mega-hít "Over Now", single debut de Ultra Naté e produzido pela equipe do Basement Boys.

Depois deste seu primeiro trabalho, Ultra Naté desencadeou uma série de outros singles, como "Is It Love?", "Scandall", "Deeper Lover" e "Rejoicing (I'll Never Forget)", faixas que faziam parte de seu primeiro álbum chamado "Blue Notes From The Basement" (1991). Assim, estourava no mundo uma garota vocalista que já dominava a primeira posição dos charts - tanto em execução como em vendagens. 

Percebendo o sucesso que haviam descoberto, os Basement Boys - junto com Ultra Naté -  lançaram o segundo álbum da vocalista, que contou com a colaboração de alguns amigos deles, como Nelle Hopper, D- INfluence e Ten City, considerados como os "Basement Brothers". O resultado foi o disco "One Woman's Insanity" (1993), que viria repetir o sucesso do álbum anterior, e novamente traria novos sons dançantes para os amantes da House Music, como as faixas "Joy", "Show Me" e "How Long".


Ultra Naté se tornou uma Diva da House Music


Mas nem tudo parecia ir bem. Quando resolveu cair de cabeça em seus projetos, e assumir sua verdadeira postura como cantora, Naté teve as "portas fechadas" pela Warner (gravadora que trabalhava com ela), pois este período coincidia também com um outro fenômeno Dance - Janet Jackson. A gravadora queria que Ultra Naté assumisse um novo "perfil", um mix de Mary J. Blige com Janet Jackson, o que fugia totalmente de seus planos. Então, Naté foi dispensada pela Warner por não querer seguir com essa proposta, e assim, a cantora até voltou a cogitar em estudar a "sonhada" medicina.

À convite de seus amigos do Basement Boys, Naté foi consultada para um novo trabalho. Seria esta, a hora? Bem, a resposta veio um pouco depois, quando seus amigos já estavam produzindo outros artistas pela gravadora Strictly Rhythm. Mais madura e consciente de seus ideais, Ultra Naté resolveu assinar também com este selo e, em pouco tempo, surgia a canção "Free", em 1995. Sim, pasmem, a música foi feita em 1995 e demorou dois anos para ser lançada!

Seguindo seus instintos, Naté viu que o ano de 1995 ainda não era um ano propício para lançar "Free", pois, alguns dos mais conceituados DJ's de Nova York, como David Morales, Junior Vasquez e Frankie Knuckles, estavam revolucionando a House Music, baixando os bpms dos sucessos que iam para as pistas, e consequentemente, influenciando todas as pistas do mundo (principamente de Londres), fazendo com que Carl Cox, CJ Macintosh, Lottle ´Louie' Vega e Kenny Dope Gonzales aderissem ao modismo dando espaço ao House mais "elegante" e mais trabalhado.

Valeu a espera! Em pouco mais de um ano, e muitos contatos, a Stricly Rhythm americana fechava parceria com a AM:PM na Inglaterra, e o single de "Free" finalmente chegava ao mundo, e aqui no Brasil tudo acontecia via Paradoxx Music


Ultra Naté - "Free" (1997)
Stricly Rhythm

Uma curiosidade, é que a potente "Free" apresentou aos ouvintes da Dance Music um frequente e característico som de guitarra cadenciado em praticamente toda a sua base instrumental, sendo isso um grande risco na época, pois poderia desagradar o público das pistas. Esse risco foi aceito por Ultra Naté, que adorou o desafio e apostou nesse fragmento "guitarra" - um instrumento totalmente inspirado de alguns híts de rock dos anos 90, como R.E.M. - "Loosing My Religion" (1991) e várias produções da cantora Sheryl Crow.

O hino "Free" foi escrito pela própria vocalista, aliás, ela é uma ótima compositora e escreve as suas próprias letras desde os primeiros singles. Já as backing vocals que participam do single foram as também americanas Audrey Wheeler-Downing, Cindy Mizelle e Khadejia Bass.


As backing vocals de "Free" da Ultra Naté


"Free" então foi lançada oficialmente no dia 31 de março de 1997, mas desde janeiro daquele ano já vinha sendo tocada e notada por inúmeros DJ's, sendo consequentemente um sucesso cada vez mais crescente nos clubs e rádios. A produção era mais uma vez dos Basement Boys e com remixes dos DJs do Mood II Swing.

"Free" é sobre a liberdade de seguir os nossos próprios desejos, sem se preocupar com opiniões externas, e enfatiza a confiança pessoal em alcançar os objetivos pessoais. A faixa logo estreou ocupando as primeiras posições dos charts, sempre entre as 15 mais tocadas, isso sem falar que ficou 8 semanas consecutivas em primeiro lugar na Europa e Estados Unidos! O impacto foi tanto, que, a mais famosa casa noturna de Londres, a Ministry Of Sound, editou em meados de 1997 a sua 8ª compilação - montada pelo DJ e produtor Todd Terry (e estes volumes eram considerados como as mais importantes "referências" do que rolava no mundo dos clubs) - e "Free" fez parte desta coletânea na sua versão "Mood II Swing Extended Vocal".


ULTRA NATÉ NO BRASIL

A cantora veio ao Brasil no primeiro semestre de 1998 e se apresentou em São Paulo nos dias 19 e 20 de março, e também no Rio de Janeiro, no dia 21, numa época em que as rádios e pistas de dança ainda respiravam o sucesso "Free".


Fotos Revista DJ Sound (acervo pessoal)
Ultra Naté no Brasil em março de 1998

A estrela americana se apresentou nos extintos club's Florestta (SP) e Fundição Progresso (RJ), e nesta sua tão aguardada passagem pelo Brasil, Ultra Naté foi recebida em São Paulo por Filipo Croso da Paradoxx Music (ele cuidava da área Label Internacional). A cantora ainda salientou em São Paulo, que, frequentar os clubs em sua adolescência foi um grande treinamento para a sua carreira de cantora.


Filipo Croso da Paradoxx Music e Ultra Naté

Ultra Naté é americana e todos os seus produtores de "Free" também são, então isso "quebra um pouco as regras", já que os maiores hinos da Dance Music contem a voz ou a produção de alguma persona do continente europeu. Ultra Naté acrescentou em solo brasileiro que, a Europa é muito mais viável para quem quer o mercado Dance do que os EUA, porque a cultura é diferente e tudo fica mais fácil na Europa: 

"Os americanos não sabem fazer marketing com o mercado Dance. Eles são limitados neste sentido. O que eles exploram é o mercado da Black-Music." - Ultra Naté


Ultra Naté canta em solo brasileiro (1998)

Hoje com 56 anos de idade, Ultra Naté é cantora, compositora, produtora musical, DJ e promotora. Ela já lançou ao todo oito álbuns de inéditas, mas indubitavelmente foi com o single "Free" que ela marcou para sempre a Cultura da Dance Music Mundial, sendo até hoje lembrada e referenciada pelo grande público deste gênero. Aqui no Brasil, a Paradoxx Music chegou a divulgar também as suas faixas "Found A Cure" e "New Kind Of Medicine", outros dois ultra houses dançantes da vocalista e lançados após ao estouro de "Free", além de trazer para cá o álbum "Situation: Critical" (1998).


Vai uma acupuntura aí?

Assim como o tratamento de acupuntura que Ultra Naté está recebendo na capa de seu lendário álbum, a música "Free" funcionou para nós, os amantes da Dance Music, como uma grande força de cura em 1997 e também nas gerações seguintes.

Parabéns e obrigado, Dra. Ultra Naté!