sábado, 4 de junho de 2022

GIGI D'AGOSTINO X OLA ONABULE - "I'LL FLY WITH YOU" (1999)

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


VIDEO DE GIGI D'AGOSTINO - "I'LL FLY WITH YOU" É DESATIVADO DO YOUTUBE SOB REIVIDICAÇÃO DO VOCALISTA

Gigi D'Agostino - "I'll Fly With You" (1999) é um dos grandes acontecimentos da Dance Music

Acho que todos sabemos que o vocalista desse super hit é o nigeriano-britânico Ola Onabule, certo? 

Pois bem, como o responsável pelos vocais não foi creditado nesse grande sucesso, parece que agora ele está recorrendo à justiça e processando o famoso produtor italiano... 

Ola Onabule quer ter o seu reconhecimento por seu trabalho em “Ill Fly With You (L'Amour Toujour)”, que com certeza lucrou muito nesses mais de 20 anos de sucesso.

E vamos combinar, né? Todos estes cantores de estúdio, como Sandy Chambers, Annerley Gordon, Jenny B, Samira Besic, Melody Castellari, e o próprio Ola Onabule, foram essenciais na elaboração destes sucessos da Dance Music que tanto tocaram nas rádios e clubs mundiais, então, é mais que justo também que sejam creditados e recompensados por todos esses anos...

Um caso semelhante à este aconteceu há 31 anos, em 1991, quando Martha Wash, que cantou o imponente refrão de "Everybody Dance Now" de  C&C Music Factory, processou o citado grupo depois que a modelo Zelma Davis dublou as suas partes no videoclipe da música. 

Segundo a revista Rolling Stone, a luta de Marta Wash por seu crédito vocal ajudou a estabelecer um importante precedente para os direitos autorais dos artistas, fazendo com que a legislação exigisse créditos dos vocalistas em todos os álbuns e videoclipes, embora também saibamos que muitos artistas de estúdios (principalmente os italianos) continuaram a gravar “escondidos” para diversos produtores (e quem ganhava visibilidade e reconhecimento eram sempre outras personalidades e modelos). 


A voz que escutamos na música de Gigi D'Agostino é de Ola Onabule, inclusive no fragmento "feminino"... Nesse trecho a voz dele foi alterada intencionalmente para que a produção se assemelhasse a um dueto entre um casal

No caso de Gigi D'Agostino, o vídeo oficial de “I’ll Fly With You (L’Amour Toujours)” foi desativado recentemente do YouTube sob solicitação de Ola Onabule, e continuará sem render visualizações até a data que o tribunal tomar decisão sobre os seus direitos.

Você pode conferir o link do vídeo aqui neste artigo (publicado em 2020), que vai constar a seguinte mensagem: 

“Este vídeo não está mais disponível devido a uma reivindicação de direitos autorais de Ola Onabule”. 


Atualmente Gigi D'Agostino postou em suas redes sociais que está sofrendo com sintomas e dores de uma doença misteriosa (que ele não divulgou qual seria). Esperamos que o mestre da Dance Music tenha uma excelente recuperação e que fique saudável o mais quanto antes.

Quanto ao assunto desta publicação, antes de escrever esta nota entrei em contato com a empresária de Ola Onabule, para que, se possível, nos fornecesse mais algum detalhe a respeito do tal processo, mas infelizmente ela não retornou as mensagens enviadas.

Mas fica aqui a nossa torcida e também uma frase que diz tudo:

Dar o devido reconhecimento é um ato de justiça.