sexta-feira, 18 de maio de 2018

A FORÇA DE MICHAEL CRETU E SANDRA NO CENÁRIO MUSICAL

 

MICHAEL CRETU É O MAESTRO POR TRÁS DO SOM INOVADOR DO PROJETO ENIGMA, E SANDRA COLABOROU COM ELE, ALÉM DE GRAVAR SEUS HITS SOLO

Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.

-RIKARDO ROCHA


Sandra e Michael Cretu -  Casalzão do Euro-pop

Michael Cretu é uma figura fundamental na música eletrônica dos anos 90. Ele nasceu em 18 de maio de 1957 em Bucareste, Romênia, e hoje está com 67 anos de idade.

Este talentoso produtor é mundialmente conhecido como o cérebro por trás do projeto musical Enigma, que revolucionou a música new age e eletrônica.

Desde jovem, Cretu mostrou uma paixão inata pela música. Ele estudou na Academia de Música de Bucareste e posteriormente na Academia de Música de Frankfurt, onde aperfeiçoou suas habilidades e começou a experimentar sons eletrônicos. 


Michael Cretu


No final dos anos 70 e princípio dos 80, trabalhou como produtor para vários artistas europeus, alguns dos mais notáveis, incluindo:

Sandra: Sua colaboração mais destacada foi com a cantora alemã Sandra, com quem também se casou em 1988. Produziu e coescreveu muitos de seus sucessos, incluindo "Maria Magdalena", "In the Heat of the Night" e "Everlasting Love" ;

Peter Schilling: Participou da produção de algumas músicas deste cantor alemão conhecido por seu hit "Major Tom (Coming Home)".

Hubert Kah: Trabalhou com este grupo alemão de synthpop, contribuindo com vários de seus álbuns e ajudando a definir seu som característico;

Boney M.: Embora sua participação não tenha sido tão proeminente, Cretu também colaborou com este famoso grupo de Disco Music, ganhando experiência e reconhecimento na indústria musical.


ENIGMA

A verdade é que a sua carreira se destacou em 1990, com a criação de seu próprio projeto, o Enigma. Seu primeiro álbum, "MCMXC a.D.", se transformou em um fenômeno mundial graças à combinação única de cantos gregorianos, ritmos eletrônicos e sons ambientais. 

O single "Sadeness (Part I)" alcançou o número um em vários países e definiu um novo gênero musical. Este sucesso catapultou Michael Cretu para a galeria das estrelas e estabeleceu o Enigma como uma força inovadora na música.

Além disso, o projeto Enigma vendeu mais de 70 milhões de discos em todo o mundo, um testemunho do impacto e da influência de seu trabalho.

Outros sucessos notáveis ​​de Enigma incluem "Return to Innocence" e "Beyond the Invisible", cada um caracterizado por sua capacidade de fundir diferentes culturas e estilos musicais em uma experiência auditiva única e envolvente.

Ao longo de sua carreira, Michael Cretu demonstrou ser um visionário, utilizando a música como um meio para explorar e expressar emoções profundas e completas. Seu trabalho musical continua inspirando novas gerações de músicos e amantes da música eletrônica, embora os "Marshmallows" da atualidade sejam verdadeiras piadas se comparados com o inigualável e único Michael Cretu.


SANDRA: 
AS COVINHAS MAIS LINDAS DO POP

Hoje ela e seu famoso ex-marido fazem aniversário...


A cantora Sandra nasceu no mesmo dia e mês que seu ex-marido Michael Cretu, em 18 de maio de 1962. Sandra nasceu na Alemanha e sempre foi apaixonada por música...outra coincidência com Mr. Cretu.

Nos anos 70, foi integrante do grupo Arabesque e fez bastante sucesso com as suas músicas alegres e dançantes, eu mesmo adoro "Friday Night", uma disco music imperdível e de astral bem contagiante.
Em março de 1985, ela saiu em carreira solo e lançou seu álbum de estréia intitulado de "The Long Play", tendo como primeiro single a música "(I´ll Never be) Maria Magdalena", um grande sucesso no mundo todo, e até hoje considerada como uma grande referência dos anos 80.

A sonoridade das canções de Sandra me parece uma mistura do A-Ha com Madonna, e até hoje, muitas pessoas quando ouvem "Maria Magdalena" acham que estão ouvindo uma música da Madonna, ficando surpresas ao descobrirem que não, que o hit é da alemã Sandra.

Sandra Cretu - Um das musas dos 80's

Ela foi citada por muitos como a "Madonna alemã", numa década em que ela, a Cyndi Lauper, e a própria Madonna comandavam juntas as paradas musicais daqueles divertidos anos 80.

Os principais sucessos de Sandra foram "Maria Magdalena", "In the heat of the night" (minha favorita dela), "Johnny wanna live", "Loreen", "Everlasting love", "Hiroshima", "Stop for a minute" e "One More Night" (uma balada maravilhosa).

Nos anos 90 a Sandra também se envolveu com o projeto Enigma (como citado acima e criado pelo seu ex- marido Michael Cretu), e juntos fizeram um trabalho brilhante. Alguém se lembra do hit "Sadeness (Part I)"? Vale a pena conferir tudo isso!

A Sandra tem um sorriso espetacular, suas covinhas são hipnotizantes e suas músicas, inesquecíveis.
Ela não era uma mulher provocadora como muitas artistas femininas do período, que usavam a sexualidade para vender seus trabalhos, mas mesmo assim foi muito bem sucedida no mercado fonográfico, especialmente no mercado europeu. 

Michael e Sandra se divorciaram em 2007, e eles tem dois filhos.

A década de 80 foi onde Sandra se destacou, e foi uma época onde as músicas obedeciam a um sentido poético, assim como o sucesso "Maria Magdalena", um doce devaneio composto com muita sensibilidade e que possui, é claro, aquele tecladão inesquecível e ultra envolvente!!!

"Eu nunca serei Maria Magdalena..."

SANDRA - MARIA MAGDALENA
(1985)

18/05/2018

Um comentário: