quarta-feira, 5 de março de 2025

BÜLENT ARIS - O PRODUTOR DO FUN FACTORY, BACKSTREET BOYS, N' SYNC...

BÜLENT ARIS FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DO FUN FACTORY E HOJE ELE COMPLETA 67 ANOS

Bülent Aris é um dos melhores produtores da Eurodance dos anos 90 e atuou com muita excelência nos bastidores da cena alemã 

Bülent Aris, ou Bülo Aris (como também é conhecido) é um produtor alemão de ascendência turca que trabalhou em algumas canções importantes da Eurodance dos anos 90. Ele nasceu no dia 05 de março de 1958 em Istambul, na Turquia, mas depois foi morar na Alemanha onde se conectou com outros músicos locais. Dentre estes músicos, podemos citar Adrian Askew, com quem formou uma parceria em 1985, e assim, lançaram juntos alguns singles sob o nome artístico de DJs Factory

O primeiro trabalho deste projeto foi um cover de Duran Duran - "A View To Kill" (1985), um disco que ele cantou com sua voz e ainda o produziu. Sim, meus amigos, Bülent Aris também tem a aptidão para cantar e fez muito disso em seu início de carreira. Ele disse que gostava muito da versão original do Duran Duran, mas pelo fato de ser lenta, não fazia as pessoas dançarem. Ele a regravou em ritmo Dance, e pegou o 11º lugar nas paradas alemãs. 

Bülent Aris esteve nessa mesma época com o seu projeto solo Buelo Aris, com as faixas "Mr. Pilot" "New York, New York", ambas de 1985. Já no ano seguinte, lançou mais um single como DJs Factory, desta vez um cover de Mr. Mister - "Broken Wings" (1986). 


Buelo Aris - "Neon Lover" (1986)

Em 1986 lançou seu single "Neon Lover", que traz mais uma vez o pseudônimo de Buelo Aris, assim como temos pela primeira vez o rosto dele estampando a capa de um disco.

Aris depois se envolveu em outros projetos alemães, como Touch Down – "Bubble Gum Rap" (1988) e This Jam Featuring Danny Lambert – "Get With It (Party People)" (1990), no entanto ele não tinha produzido ainda um smash-hit mundial...


O FUN FACTORY BUSCAVA UM SUCESSO E ENCONTROU A PESSOA CERTA

Fun Factory ganhou reconhecimento após "Groove Me" (1993), composta e produzida por Bülo Aris 

Em 1990 veio o primeiro single do Fun Factory, que até então, era um simples projeto sem rosto e sem vocais. Estou falando da faixa "Fun Factory's Theme", lançada pela primeira vez pelo produtor Rainer Kesselbaur

Este trabalho fez um relativo sucesso apenas na Alemanha, mas o suficiente para que criassem um novo remix para a faixa. Foi aí que, em 1992, Rainer Kesselbaur convidou o nosso aniversariante do dia - Bülo Aris - para que fizesse um remix para este primeiro single do Fun Factory.

A partir daí, nasceu uma parceria muito produtiva entre Bülo Aris e os produtores do Fun Factory, conhecidos também como Team 33 (numa referência ao Studio 33, onde eles criavam as músicas). 

Finalmente, o Fun Factory encontrava o seu sucesso graças ao single "Groove Me" (1993), assim como Bülent Aris estava vivendo um ótimo momento como produtor de Eurodance. 

Nesta bem casada parceria vieram outros clássicos absolutos das pistas, como "Close To You", "Take Your Chance", "Pain", "I Wanna B With U", "Doh Wah Diddy", "Love Of My Life", "Celebration", entre muitas outras faixas do Fun Factory que marcaram o período de 1994/1995.

Curiosamente, Bülent Aris começou a sua carreira musical com o projeto DJs Factory, e se consolidou de vez com uma outra "fábrica" - o Fun Factory.


O Fun Factory ofereceu grandes sucessos à seus fãs, graças ao trabalho e talento de Büllent Aris

Bülent Aris produziu o 1º álbum do Fun Factory - "Nonstop! The Album" (1994) - e ele foi sem dúvidas uma peça fundamental para o sucesso deste disco, já que trabalhou faixa por faixa, produzindo e escrevendo as letras de todos os híts, como "Groove Me", "Take Your Chance", "Love Of My Life", "Close To You", "Prove Your Love", "Pain", além de gravar com sua voz a faixa romântica "Hey Little Girl" (essa canção não tem o vocal feminino de Balja Tözun).

Já no 2º álbum "Fun-Tastic" (1995), o grande feito se repetiu e Bülo Aris escreveu as letras e produziu os conhecidos hinos "Celebration", "Wanna B With You", "Dreaming", "I Love You" e "Don't Go Away". Todos estouros das rádios e danceterias!

Sobre a ultra executada "Doh Wah Diddy", essa faixa é uma regravação de uma canção antiga, por isso Aris não apareceu creditado como compositor, mas ele foi o produtor e a deixou com aquele aspecto explosivo que só o Fun Factory apresenta em suas tracks. 




Este turco-alemão produziu mais outros hits importantes da Eurodance, títulos que também foram bem explorados nas discotecas e FM's mundiais, como:

2 Raff -  "Don’t Stop The Music" (1994);
Penelope - "Take A Chance" (1995);
Chak - "Summer Party" (1995);
Darkness - "In My Dreams" (1995);
Captain Hollywood - "Love And Pain" (1996) (versão "Funkies Revenge Mix").

 Uma lista impecável, só com as grandes pérolas!!!


Bülent Aris produziu alguns clássicos da Eurodance

Ainda em 1995, diante de seu reconhecimento como produtor de Dance Music, Aris foi convidado para colaborar com a Moti Special, uma banda alemã de New Wave que tinha como integrante o icônico Michael Cretu. Essa banda fez um sucesso europeu em 1985 com o single "Cold Days, Hot Nights", este que ganhou um relançamento em 1995 com a participação de Bülo Aris na versão "Freezee Mix" (B.A. Feat. Moti SpecialCold Days Hot Nights). 

Aris comemorou alguns de seus maiores sucessos entre 1993 e 1996 – com Toni Cottura ao seu lado. Juntos, eles escreveram e produziram a música “Get Down (You're the One for Me)” dos Backstreet Boys, numa época onde o grupo Fun Factory tinha muito mais sucesso e reconhecimento que o grupo dos cinco garotos.

A gravação demo dessa faixa foi criada da noite para o dia, com Aris e Cottura trabalhando na produção e nas letras. Poucos dias depois, a garotada do Backstreet Boys gravou a música. Na verdade, era para ser apenas uma simples faixa para preencher o álbum deles, mas ficou tão boa que o empresário dos Boys quis que fosse o próximo single. Nas paradas alemãs, a música alcançou o #5 em 1996, e acabou sendo a faixa número 3 do álbum da boyband, que teve a maioria das canções produzidas por Max Martin e Denniz Pop.


Álbum Backstreet Boys (1996)

1996 foi também o ano que Bülent Aris deixou o Fun Factory e fundou a sua primeira empresa, a Booya Music, e a partir de então trabalhou com outras bandas e artistas também conhecidos mundialmente, como N`SyncMark Wahlberg (Mary Mark), Sarah Connor, apenas para citar alguns. 

Por coincidência ou não, o Fun Factory nunca mais conseguiu lançar outra música de apelo popular como aquelas produzidas por Aris.

Em sua "casa" (Booya Music), o cara produziu ainda grandes remixes de artistas como Boyz 2 Men e Brian Mcnight, além de produzir seus artistas próprios como Nana (simplesmente o rapper de Darkness - "In My Dreams" em carreira solo), Pappa BearDaisy DeeAK Swift e Toni Cottura (um membro do Fun Factory que sempre esteve em contato com Bülo Aris).


AS 12 LETRAS MAIS BEM SUCEDIDAS DE BÜLENT ARIS

Nos anos 80, Bülent Aris começou sua carreira musical cantando algumas regravações de sucessos de outras bandas, mas foi nos anos 90 que ele se revelou como um ótimo produtor de Eurodance, assim como também um eficiente compositor de suas próprias canções. Confira abaixo, algumas das músicas que tiveram letras escritas por ele:


1. "Here We Go" - Música de *NSync

CD-Single *NSync - "Here We Go" (1997)

Visão geral: "Here We Go" é o terceiro single do álbum de estreia do grupo pop 'N Sync. Foi lançado em 5 de maio de 1997, exclusivamente para o mercado alemão. O single nunca foi lançado mundialmente, e aqui no Brasil, a boyband só foi ficar popular após o estouro de "I Want You Back", em 1998. "Here We Go" é um dos primeiros trabalhos do ‘NSync, e lançado assim que Bülent Aris finalizou sua parceria com o Fun Factory.


2."U Drive Me Crazy" - Música de *NSync

CD-Single *NSync - "U Drive Me Crazy" (1997)

"U Drive Me Crazy" foi o primeiro single retirado do álbum de estúdio da boyband americana ‘NSync, "The Winter Album" (1997), bem como está presente em sua versão britânica. A música foi um grande sucesso na Espanha, alcançando a quarta posição na parada AFYVE e passando cinco semanas no top quinze.


3."Get Down (You're the One for Me)" - Música dos Backstreet Boys

CD-Single Backstreet Boys - "Get Down (You're the One for Me)" (1996)

Visão geral: "Get Down (You're the One for Me)" é uma música da boyband americana Backstreet Boys. Foi lançada em 30 de abril de 1996 como o terceiro single de seu álbum de estreia na Europa. Mais tarde, foi incluída em seu álbum de estreia nos EUA. Aqui no Brasil, "Get Down" fez um sucesso tardio, já que o grupo começou a se popularizar somente após ao hít "Everybody", de 1997, então em 1998 foi finalmente tocado em nossas rádios juntamente com "As Long As You Love Me" e "Quit Playing Games". Lembro que, assim quando ouvi "Get Down" pela primeira vez já a associei com o grupo Fun Factory, devidamente ao marcante rap de Toni Cottura sampleado diretamente da ótima euroragga "Celebration" (1995).


"Bounce" - Música de Sarah Connor

CD-Single Sarah Connor - "Bounce" (2002)

Visão geral: "Bounce" é uma canção da cantora alemã Sarah Connor, retirada de seu segundo álbum de estúdio, "Unbelievable" (2002). Escrita por Bülent Aris, Toni Cottura e Anthony Freeman, e com produção comandada pelo primeiro. A canção pop eletrônica traz samples de Mary J. Blige - "Family Affair" (2001), enquanto traz ainda vocais extras de Wyclef Jean"Bounce" foi originalmente lançada em meio à primeira gravidez de Connor. Alcançou o top 20 na Áustria, Alemanha e Suíça.


5. "Celebration" - Música de Fun Factory

CD-Single Fun Factory - "Celebration" (1995)

Visão geral: "Celebration" é uma Euroragga de 1995 da banda alemã Fun Factory. Foi o segundo single do segundo álbum, "Fun-Tastic". A música é cantada pela maravilhosa vocalista Balja Tözun, embora, na época, quem aparecia nos vídeos e shows era a modelo loira Marie Anett Mey. O rap é de  Smooth T (também conhecido como Toni Cottura) e foi sampleado depois em "Get Down" dos Backstreet Boys (como mencionado acima). Chegou ao número 12 na Alemanha, número 10 na Espanha e número 19 na França. Fora da Europa, alcançou o número 9 na parada Dance do Canadá e o número 88 na Billboard Hot 100 nos EUA. Um videoclipe foi gravado para acompanhar a canção, dirigido por Marcus Adams. Uma das minhas favoritas do Fun Factory, e lembro ainda de tê-la gravado em fita K7, em 1995, quando tocava diariamente na Jovem Pan 2. Que saudades desse ano!


6. "Close To You" - Música de Fun Factory

CD-Single Fun Factory - "Close To You" (1994)

Visão geral: "Close to You" é mais uma Eurodance de grande sucesso da banda alemã Fun Factory. O single foi lançado em março de 1994 como o segundo single de seu álbum de estreia, "NonStop". Alcançou o primeiro lugar na parada Dance canadense e o número 22 na parada Billboard Hot Dance Club Play nos EUA. Na Europa, a música alcançou o número 19 na Alemanha. "Close To You" nos traz a mesma melodia do single "Hold On" do grupo alemão Loft, que na época, fez com que achássemos que eram eles que estavam copiando o Fun Factory, mas acontecia exatamente o contrário! De qualquer forma, "Close To You" tornou-se uma música poderosa e com reconhecimento até maior que a faixa do Loft!

7. "If U Were My Man" - Música de Sarah Connor

CD-Single Sarah Connor - "If I Were My Man" (2001)

Visão geral: "If U Were My Man" é uma canção da cantora e compositora alemã Sarah Connor de seu álbum de estreia, "Green Eyed Soul" (2001). Foi o único single não lançado na Alemanha, país natal de Connor.


8. "Don't Go Away" - Música de Fun Factory

CD-Single Fun Factory - "Don't Go Away" (1996)

Visão geral: " Don't Go Away " é uma canção de Euroragga da banda alemã Fun Factory. Foi lançada em 1996 como o quarto single do segundo álbum, "Fun-Tastic", e se tornou seu último sucesso nas paradas. Foi o último single a ser promovido pela banda como um quarteto, quando o membro Toni Cottura deixou a banda juntamente com o nosso produtor / compositor Bülo Aris. A música é cantada pela vocalista Balja Tözun e fez sucesso em especial na Espanha, onde atingiu o pico na posição 6. Além disso, o single atingiu o pico na posição 31 na Áustria e na posição 37 na Alemanha. Fora da Europa, esteve na posição 93 na parada Billboard Hot 100 nos EUA. Um videoclipe foi filmado para acompanhar a música, dirigido por V. Hannwacker e M. Rosenmüller. 

9. "Take Your Chance" - Música de Fun Factory

CD-Single Fun Factory - "Take Your Chance" (1994)

Visão geral: "Take Your Chance" é mais uma canção extremamente dançante da banda alemã Fun Factory. Foi lançada em agosto de 1994 como o quarto single do álbum de 1994, "NonStop!". A canção foi escrita por Bülent Aris, Rainer Kesselbauer, Toni Cottura e Rodney Hardison. Alcançou a posição 18 na Alemanha, a posição 35 na Suécia e a posição 5 na parada canadense RPM Dance Chart. Foi um dos primeiros hits do Fun Factory aqui no Brasil, saindo em muitas coletâneas da saudosa Paradoxx Music.

10. "Pain" - Música de Fun Factory

CD-Single Fun Factory - "Pain" (1994)

Visão geral: "Pain" é mais uma eurodance de 1994 da banda alemã Fun Factory. Foi retirada do álbum de estreia da banda, "NonStop", e é uma das suas canções mais populares. "Pain" atingiu o pico de número 8 na Finlândia, número 24 na Alemanha e número 25 na Áustria e Suécia. No Eurochart Hot 100, atingiu o número 56 em março de 1995. Fora da Europa, atingiu o pico de número 30 em Israel. O CD-single também apresentou o videoclipe de "Take Your Chance".

11. "Lonely" - Música de Nana 

CD-Single Nana - "Lonely" (1997)

Visão geral: "Lonely" é uma canção gravada pelo rapper alemão Nana. Foi lançada em abril de 1997 como o segundo single de seu álbum de estreia, "Nana". A faixa alcançou o número um na Alemanha, Suíça e Romênia. Também alcançou o top 5 na Áustria, Dinamarca e Noruega. No Eurochart Hot 100, "Lonely" atingiu o pico no número 7. O refrão é cantado pelas cantoras Aleksandra Jovanovic, Alexandra Prince e Jan van der Toorn. Ao contrário dos grupos ‘NSync e Backstreet Boys, que ficaram conhecidos no Brasil anos depois, o rapper Nana fez sucesso no Brasil apenas com um single antigo: Darkness - "In My Dreams". Já "Lonely" e outros lançamentos posteriores não foram divulgados e tocados no Brasil. Videoclipe dirigido por Patric Ullaeus. 

12. "He's Comin'" - Música de Nana

CD-Single Nana - "He's Comin'" (1997)

Visão geral: "He's Comin'" é mais uma canção gravada pelo artista alemão Nana. Foi lançada em setembro de 1997 como o quarto single de seu álbum de estreia - "Nana". A música alcançou a quarta posição na Alemanha, bem como atingiu o pico de número 11 na Suíça e número 14 na Áustria. Aqui no Brasil, como citado acima, não foi conhecida pelo público, e o rapper apenas teve a sua voz executada nas rádios e clubs brasileiros no ano de 1995, quando fez parte do projeto Darkness - “In My Dreams” (1995), outra produção admirável e marcante de Bülent Aris.


RESPIRANDO NOVOS ARIS

Atualmente, Bülo Aris está atuando numa nova marca, a Arix Music, que tem um lema a seguir: 

"contratar os artistas quando nenhuma empresa está mais acreditando neles".


Bülent Aris atualmente

Bülent Aris é simplesmente um músico completo. Além de produtor, ele atuou fortemente como arranjador, engenheiro de som, compositor, produtor executivo, e como já mencionado, até mesmo gravou com o seu vocal para algumas produções.

Fica aqui a nossa homenagem e desejos de uma excelente saúde à este mestre da Eurodance, que está completando hoje 67 anos de idade.

PARABÉNS BÜLENT ARIS!!!


Alles Gute zum Geburtstag Bülent Aris! Vielen Dank, dass Sie uns so viele Erfolge beschert haben!

Nenhum comentário:

Postar um comentário