domingo, 29 de novembro de 2020

PROGRAMA ROTA 91 DE ARARAQUARA-SP E SUA HISTÓRIA DE MAIS DE 25 ANOS NA DANCE MUSIC

Hoje o nosso Blog vai fazer diferente e homenagear um programa de rádio que sempre destacou a Dance Music!! 

PROGRAMA "ROTA 91" DA BAND FM, RUMO AOS SEUS 27 ANOS E COM MUITA DANCE MUSIC AINDA PULSANDO!!

É isso mesmo, a cena "Dance" teve um grande impacto no Brasil nos anos 90, mas não podemos nos esquecer daqueles que apostaram e ajudaram neste crescimento e fortalecimento. É lógico que tivemos o apoio fundamental de algumas gravadoras (Paradoxx Music, Spotlight Records, Fieldzz...), das rádios (Jovem Pan, 97 FM, Metropolitana, Nova FM...), das revistas (DJ Sound e DJ World), dos diversos clubs (Krypton, B.A.S.E., Toco, Overnight, Pachá Campinas, Babel Itatiba, Grêmio CP Jundiaí ...), dos vários DJ's (Ronaldinho, Marky, Iraí Campos, Ricardo Guedes, Mauro Borges...), e também de alguns programas de FM's ("As 7 Melhores", "Ritmo da Noite", "Hot Nine Seven", "Só Se For Dance", "Lunch Break" e etc). 

Entre os variados programas que ajudaram a divulgar o nome do eurodance, tivemos também o tradicional Rota 91 (Band FM), que comemorou os seus 25 anos de aniversário em 2019. O programa ganhou a sua estreia no dia 16 de março de 1994, e embora fosse transmitido aos sábados, nesse dia curiosamente caiu numa quarta-feira. Segundo o idealizador do projeto, DJ Marcos Gimenes, essa foi a data em que ele foi oficializado junto ao então gerente da retransmissora citada, Marcelo Lollato.

Rota 91: 
Adriano Pelegrino, Marcos Gimenes, Edison Japa e Fábio Negão

Inicialmente o programa foi “tocado” pelo DJ Marcos Gimenes e DJ Edison Japa, este que fez o curso preparatório para DJ´s com Iraí Campos em São Paulo e que trabalhava na própria Band FM. O "Japa" também trabalhava como ninguém com um gravador de rolo na edição das vinhetas da casa, e claro, também nas vinhetas do programa Rota 91.

No inicio eram duas horas de programa, aos sábados das 18h as 20h, com sets de 30min, embalados pelos dois e, seriam sets gravados!!! Sim, gravados, porem esta manobra tornou-se um problema em pouquíssimo tempo...

Durante a gravação, vários momentos de desconcentração ocorriam e, falhas nas viradas aconteciam, com isso os sets eram regravados, várias vezes. Quem acompanhou isso de perto foi Fábio Negão, que até então não era integrante da equipe, mas sempre foi um amante da discotecagem e sempre estava ali ao lado da dupla Marcos e Edison, acompanhando desde o início. Aliás, Fábio Negão, muito honrado nos contou que aprendeu a arte da discotecagem com Marcos Gimenes, na sua casa com uma Gradiente DD1 e uma Polivox TD 5000. 

DJ Fábio Negão - Em 16/03/1997, aos 3 anos do Rota 91

Marcos Gimenes, perfeccionista que era, percebeu que o tempo demandado, tanto pra ele como para Edison Japa, estava dificultando seus outros afazeres, pois além da responsabilidade do programa e da confecção dos sets, cada um tinha seus compromissos profissionais diários o que demandava muito tempo durante a semana.

Com a chegada do seu par de MK II, surgiu a brilhante ideia de se fazer o programa ao vivo, e então DJ Fábio Negão foi convidado a fazer parte desta equipe, um mês após o seu inicio. O Rota 91 da Band FM então apresentou sua grade da seguinte forma, sempre com um convidado abrindo o programa e os outros sets sendo com os DJ´s residentes, no caso Marcos Gimenes, Edison Japa e  Fabio Negão. Em seguida, entra na equipe o DJ Adriano Pelegrino, que fazia mais a função de MC, um mestre de cerimonia, um animador, apresentador, e que deu muito certo nesta composição!


Adriano Pelegrino,  Marcos Gimenes, Edison Japa e Fábio Negão: 3 Anos de Rota 91

Festa no 22 de Agosto 
Cabine dos DJs: Edison Japa, Marcos Gimenes e Adriano Pelegrino uniformizados

Uma característica marcante do programa foi sempre dar espaço aos DJ´s da cidade e de outras vertentes musicais também. Marcos Gimenes e Edison Japa também ministraram um curso para DJ's em Araraquara, então os melhores alunos ganhavam a oportunidade de fazer um set no programa, com a vertente que mais lhe interessava ou gostava. 

O programa tomou grandes proporções de audiência na cidade e conseguia apoio de entidades do comércio, com isso conseguiu ir para o horário nobre do sábado, das 19h às 22h, agora com sets de 1h, ou 30 min, dependendo da ocasião.

Uma das festas lotadas promovidas pelo pessoal do Rota 91, no Clube 22 de Agosto, em Araraquara-SP

Depois de 6 meses de programa, eles tiveram a oportunidade de abrir o show do CO.RO feat Taleesa no Clube Araraquarense, fazendo uma entrevista com a vocalista no estúdio da Band FM, por volta de uma hora de duração. Foi a 1ª vez da vocalista na cidade, sendo que ela praticamente abriu o circuito dance com outros shows de artistas do gênero. Fábio Negão lembra também quando o microfone da Taleesa apresentou problemas pouco tempo antes do CO.RO. fazer a sua apresentação, então eles tiveram que "correr" para conseguir um microfone para a cantora italiana. Uma das táticas do DJ Marcos Gimenes foi de anunciar ao vivo na rádio Band FM, durante a transmissão do Rota 91, que se algum ouvinte tivesse algum microfone sem fio, que emprestasse à eles para realizar o show. Ouça abaixo este anúncio, feito por Marcos Gimenes:

No áudio, Marcos Gimenes anuncia na Band FM que os microfones deram problemas (incluindo o substituto), e solicita ajuda aos ouvintes...
Na imagem temos DJ Fábio Negão, Sly-G (Michael Corkran), Taleesa, DJ Marcos Gimenes e Marcio Fabiano (ex-representante da revista DJ Sound) nos estúdios da Band FM de Araraquara-SP, em 21/05/1994

Tempo depois, Marcos Gimenes conseguiu também trazer Dj Trajic no Clube 22 de Agosto onde foi o recorde na casa, com 2400 pessoas só na boate, fantástica marca na época!!!

O Rota 91 seguia então de vento em popa, além do programa, tinha também festas nos finais de semana em Araraquara e região, com semanas que a balada começava na quinta e terminava no domingo, tamanha era a agenda de eventos. E esse foi o problema para Fábio Negão, pois ele trabalhava na área da saúde (dentista) e não estava conseguindo conciliar profissão com a vida noturna, deixando então a equipe no final de 1997 e inicio de 1998, entrando em seu lugar DJ Sergio Borsari, com 16 anos na época e “virando” muito!!!

Confira também abaixo, alguns destaques que o Clube 22 recebeu na revista DJ Sound, bem no início de 1998:

DJ Marcos Gimenes com sua equipe no Clube 22 na festa do Rota 91 (Band FM)

Rota 91 da Band FM começando bem o ano de 1998

Clube 22 - Araraquara - SP

FALECIMENTO DE MARCOS GIMENES

Drasticamente uma fatalidade ocorreu entre a equipe e os amantes do Rota 91. DJ Marcos Gimenes foi pego de surpresa com um angiossarcoma, em 1998, que levou ao seu falecimento em março de 1999 (mesmo dia de aniversário do seu irmão).

DJ Marco Gimenes, o mentor do Rota 91, feliz e sorridente com sua equipe. Infelizmente ele faleceu em março de 1999.

O Rota 91 prosseguiu então com Sergio Borsari e Edison Japa, além de outros colegas importantes de Araraquara. 

Em 2000, o programa foi finalizado por questões gerenciais relativo à Band FM, e DJ Edson Japa se referiu a isso com uma frase: “.....É apenas uma pausa, não vamos dizer que acabou, certo??.....” de forma melancólica até. E cada um foi para o seu lado.

Mas em meados de 2012, adicionaram Fábio Negão num grupo de whatsapp com toda a rapaziada das antigas e os da nova geração também. Começou então a acender uma luz no Fábio, pois desde 1998 ele nunca mais havia pego no braço de um toca-discos.

Em 2019, o Rota 91 fez 25 anos e um “insight” fez Fábio procurar Edison Japa, Sergio Borsari e Adriano Pelegrino, na tentativa de fazerem uma festa para celebrar este aniversário.

Toparam de bate-pronto e nessa incluíram na equipe o DJ Everton Lumieri, que era ouvinte assíduo do programa e que se diz realizado em poder fazer parte da equipe que tanto ouviu quando "moleque".

E a festa saiu, sim! Aconteceu no mesmo Clube 22 de Agosto, e nem poderia ser em outro lugar, não é mesmo? E não teve só esta, mas foram feitas mais duas festas, além ainda de um canal criado no Youtube do próprio Rota 91.

Este canal acontece com a participação de DJ Elton, DJ Fabio Moura, DJ Mauricio Animal e DJ Ronan C. As transmissões ocorrem às sextas-feiras, das 21h as 00h, tocando as clássicas que todo mundo gosta, as velhinhas dos 80, 90, 2000, e também as músicas atuais!!!

 DJ's que compareceram na festa de 25 Anos do Rota 91. Outros também estavam lá mas não saíram na foto

Outros grandes colaboradores do Rota 91 são: DJ Gê ("o quinto elemento"), DJ Binha, DJ Bruno S, DJ Willian, DJ Chico 22, DJ Rods (autor do novo logo do Rota 91), e muitos outros da cena... Sem toda essa rapaziada, nada disso teria acontecido!!!! E especialmente DJ Marcelo Zambala (in memorian), Dj Marcos Bomba (in memorian) e claro, ele, o querido DJ Marcos Gimenes ( in memorian), o mentor do Rota 91 Araraquara.

Parabéns galera! Não apenas pelo aniversário do Rota 91, mas especialmente por todo o empenho, dedicação e espalhamento da música eletrônica nestes mais de 25 anos!!!


O Rota 91 continua!!

Conecte-se

ROTA 91

Youtube

Facebook


2 comentários:

  1. Matéria linda Rikardo , obrigado por ajudar a trazer de volta a lembrança de um programa de tanto sucesso ,que foi o Rota 91 aqui de Araraquara,sempre fui um grande fã de todos os djs do Rota 91 , e ter participado deste programa sencacional como dj, não tem preço ,muitas lembranças e muitas historias , músicas que fizeram sucesso e trouxeram alegria , agora poderemos acompanhar novamente ,com o programa no you tube ,parabéns Rota 91

    ResponderExcluir