Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Seu nome artístico é Karina, e ao lado de Mr. Jam, Sect, Claudja, Kasino, Any Second e Gottsha (em breve, ela estará aqui no blog também!), foi uma das produções nacionais mais bem sucedidas da dance music no Brasil.
Se você já era nascido entre 1996 e 1997, certamente deve ter ouvido muito a sua música "Vidas Nuevas", lançada pela gravadora carioca Spotlight Records, em 1996.
Mas antes deste hit noventista estourar, Karina já trilhava a sua carreira musical em alguns projetos, inclusive cantando em uma banda de pop/rock no início dos anos 90.
Nesta matéria, iremos adentrar um pouco mais na carreira da linda Karina e mostrar aos seus fãs, o que ela anda fazendo atualmente, além é claro de contar a sua história desde o início.
Espero que gostem desta homenagem, e claro, que este escrito também esteja a altura desta linda e talentosa mulher, conforme ela merece.
Na Argentina, chegou a cantar rock/pop em alguns barzinhos e teve algumas de suas músicas tocando nas rádios mais alternativas de Buenos Aires, mas nessa época ainda era uma artista sem gravadora, só vindo a trabalhar profissionalmente aqui no Brasil.
E é aí que começa a história da exuberante portenha Karina, nos charts da música.
A loira veio morar no Brasil em 1989, e logo se adaptou ao nosso país, começando a falar português rapidamente e com muita facilidade. Na verdade, ela fala português melhor que muitos brasileiros, hahaha!
Até o Luciano Huck disse uma vez, no seu extinto programa "H": "Karina fala português melhor que eu!".
Como os pais de Karina são separados, a bela jovem veio morar com a sua mãe no Rio de Janeiro, enquanto que seu pai, continuou morando na Argentina.
Karina saiu de Buenos Aires e foi morar na cidade maravilhosa, e com isso, ela fez questão de aprender a falar o português com o sotaque carioca "ativado", e diz amar muito este sotaque.
Ela já disse também (em entrevistas), que falar estas línguas facilitou muito para que aprendesse o nosso idioma, pois segundo ela, "as regras são as mesmas".
Quando a argentina chegou ao Brasil, atribuiu para si mesma um prazo de 3 meses para aprender o nosso idioma e arrumar um trabalho, e se não alcançasse isso, voltaria para a Argentina.
Felizmente ela conseguiu atingir a estes dois objetivos, falando perfeitamente o português e tendo o seu primeiro emprego de secretária. Ela começou a trabalhar então numa empresa carioca no ramo de engenharia química, chamada Marsh do Brasil.
Mais tarde, Karina começou a trabalhar em produções de eventos, que era mais voltado na área da música. Nesta época, ela trabalhou na produção de grandes festivais de música, tais como o "Hollywood Rock" e o "Rock in Rio". Quer mais?
Ela diz que adorou trabalhar neste ramo, praticamente se encontrou fazendo isto!
O CONTATO COM A MÚSICA
Karina também se inscreveu num curso de música na escola Musiarte, do Rio de Janeiro, e assim conheceu outros músicos, juntos então criando a banda de rock/pop chamada Fantasmas.
A banda Fantasmas até que colheu bons frutos nesta curta jornada, conseguindo lançar o seu 1º álbum em 1990 (e único) e fazendo um relativo sucesso de crítica e público com a faixa "Ovelha Negra", uma regravação do clássico de Rita Lee.
A tal faixa foi também trilha sonora, em 1992, da novela global "Mulheres de Areia".
Na banda, a Karina era a vocalista, e como todo este disco é cantado em português, é muito interessante ouvi-la cantando assim, já que ela é mais conhecida no meio musical por cantar em espanhol.
Outro mérito alcançado pela banda, foi quando ganhou o prêmio de "Banda de Rock Revelação" no mesmo ano de 1992, na 6ª edição do prêmio Sharp, por conta deste trabalho acima citado.
VIDA SENTIMENTAL
O ano de 1992 foi muito especial para a Karina, pois além de viver um momento bem positivo em relação a sua carreira musical, ela ainda se casou com Vinicius Bonotto Conrado (03 de novembro de 1966), que fez muito sucesso também no final dos anos 90 como Vinny, lembram-se?
Ele também tinha uma banda de rock nesta mesma época (Hay Kay), e assim, acabaram se conhecendo em 1991, e se apaixonando.
Quando a banda Fantasmas saiu da BMG e migrou para a Polygram, os integrantes comentavam em entrevistas que o próximo álbum seria um disco de rock bem mais pesado (hardcore), mas infelizmente não conseguiram lançar este trabalho pois a gravadora não cumpriu com o combinado, que era de lançar 3 álbuns num contrato de 3 anos.
Como não tiveram apoio da Polygram, resolveram então encerrar a banda em 1995, e assim então, cada um de seus integrantes seguiram seus caminhos separados.
Trabalhando em outros projetos paralelos, Karina chegou a gravar em seguida um disco dos Power Rangers, lançado no Brasil em 1995 e com músicas do filme cantadas em português.
Seu marido, Vinny Bonotto, também participa deste disco e ambos fazem as vozes e também o coro das canções.
A canção era nada menos que "Vidas Nuevas", composta pelo veterano e talentoso Fábio Almeida (integrante do Mr. Jam) e com batidas no estilo de EBTG "Missing", super tendência na época.
Bom, Karina topou em cantar a música e o resto virou história.
A canção, que é de letra bem romântica, foi lançada no início de 1996 e logo se tornou num gigante hit das rádios e pistas de dança do Brasil inteiro. Confira abaixo, os charts da rádio Jovem Pan SAT e das músicas mais tocadas nas discotecas da época:
VIDEO CLIPE
Esta linda música foi lançada não apenas em uma, mas sim em diversas coletâneas. Devido a este sucesso, a gravadora convidou também a artista para gravar um vídeo-clipe para "Vidas Nuevas", que ficou pronto mas... infelizmente, é até hoje, um vídeo muito raro e não consta no Youtube ou em nenhum outro catálogo. Eu mesmo, nunca cheguei a vê-lo por completo, mas sei de sua existência pois a própria Karina afirmou ter filmado na época, além de que, existe uma coletânea da Som Livre chamada "Internacionais Anos 90" que tinha uma propaganda que mostrava um trecho deste clipe. Veja aqui:
Além do vídeo-clipe, a gravadora também contatou Karina para gravar um álbum inteiro de faixas inéditas, com canções cantadas em espanhol, alternando entre faixas românticas e outras mais dançantes.
E assim então, o álbum foi lançado no dia 10/07/1996, tendo ao todo 14 faixas (edição brasileira) e recebendo o título do sucesso "Vidas Nuevas".
O que era para ser um trabalho restrito e lançado apenas numa coletânea, acabou se tornando num álbum lançado no Brasil todo. E como se não bastasse, este álbum da Karina foi distribuído também na Venezuela, através do selo Rodven Discos. Os venezuelanos receberam este lançamento no dia 23/09/1997, contendo nesta edição um total de 12 faixas.
Ah, a música "Vidas Nuevas" saiu também em algumas coletâneas daquele país:
"Vidas Nuevas" teve outras faixas de trabalho, que também foram muito bem aceitas pelo público e Dj's da época.
"Sin Porqué" foi o 2º single de trabalho deste disco. É uma música animada e com ótima melodia, sem falar na produção, que lembra muito as músicas da Nicki French, especialmente o clássico de 1995: "Total Eclipse Of The Heart".
Já a 3ª faixa de trabalho foi a única música deste álbum cantada em inglês, trata-se de "In The Name Of Love", faixa que tem a participação do mestre do eurodance: Willian Naraine, do Double You. Essa música é totalmente romântica e menos dançante que as anteriores, fazendo um grande sucesso em meados de 1997, entrando inclusive para a trilha sonora da novela "O Amor Está No Ar".
Já "Mi Debilidad", é uma das faixas mais queridas entre os seus fãs. Enquanto que "Sin Porqué" lembrava muito o estilo da inglesa Nicki French, "Mi Debilidad" já remete muito as produções do Planet Soul, Angelina e Lina Santiago, tão em alta naquele período. Apesar de não ter virado faixa de trabalho, a música saiu em algumas coletâneas da Spotlight Records, como o CD "Ritmo da Noite Vol. 5". A composição também é de Karina e Vinny.
OUTRAS FAIXAS QUE MERECEM DESTAQUE:
- "La Noche": Possui um refrão marcante e a voz sensual de sempre da Karina. É bem mais dançante e com uma letra que exalta a noite. A cara das pistas de dança.
- "Primera Vez": É mais lenta, com clima romântico que lembra Double You "Gonna Be My Baby". Composição do competente Fábio Almeida, mais uma vez!
Enfim, um álbum super recomendado, cheio de versatilidade, qualidade e com uma produção tecnicamente muito bem cuidada.
SOBRE
KARINA
-Diziam em meados dos anos 90, que Karina era muito parecida com a cantora brasileira Rosemary (quando mais jovem);
-Karina estudava Psicologia, mas desistiu e fez faculdade de Administração, isso foi na mesma época em que também estudava música, como citado acima. Ela também se formou em Marketing na ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing;
-O pai da Karina, Sr. Edgardo Lusbin, ainda mora na Argentina e sempre trabalhou com vendas. Já a sua mãe, no ramo de jóias;
-Fito Páez é um famoso cantor e compositor argentino, do gênero rock. Ele é um dos artistas favoritos da Karina, tanto é que ela regravou uma música dele ("El Amor Déspues Del Amor") que entrou para o seu disco "Vidas Nuevas";
-Ao lado de Taleesa, Double You, Nicki French, Undercover e Schwarzkopf, Karina participou de um festival de Dance Music no Brasil, o Dance Philco Music, realizado nos dias 05 a 13 de outubro de 1996, onde cantou "Sin Porqué", "La Noche" , "Estoy Aqui" (Shakira) e "Vidas Nuevas";
-Rodven Discos, o selo que lançou Karina na Venezuela representou por lá também alguns outros artistas do Brasil, como Xuxa e É O Tchan;
-Nos anos 2000, mais precisamente em 2005, foi lançada uma nova versão do sucesso "Vidas Nuevas". Mas trata-se de uma regravação, desta vez na voz de uma cantora chamada Laura. Não tenho total certeza, mas creio que a dona dos vocais desta versão deva ser Laura Almeida, a irmã do compositor da canção: Fábio Almeida.
Vale a pena dar uma conferida nesta versão, disponível também no CD da Som Livre "Summer Eletrohits Volume 2".
-É muito difícil pesquisar sobre a carreira da Karina pela internet, pois as informações são muito limitadas e para complicar mais ainda, existem outras cantoras com o mesmo nome (e algumas também loiras!), fazendo com que muitos se confundam ao pesquisar sobre sua vida e carreira.
VIDAS NOVAS SE FORMARAM
Sim, Karina voltou a trabalhar com eventos e hoje é coordenadora de produção na empresa SRCOM, realizando eventos grandiosos e importantes, como Copacabana Reveillon, Heineken GP Brasil Formula 1, entre outras inúmeras festas famosas.
Sobre seu casamento, vai muito bem, obrigado! Karina e Vinny estão muito bem casados (desde 1992), aliás, são 26 anos de muita história, união, amor e pasion!
Só desejamos muito mais felicidades e conquistas em sua vida, e claro, muitas alegrias também à toda essa sua família, "mixada" de argentinos e brasileiros!!!
Ao Sr Edgardo Lisbon (o pai da Karina) pela sua colaboração.