quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A VOCALISTA DO PROJETO TEEKI E SEU HIT "COLOURS IN MY EYES" (1998)

Chegou o momento de creditar mais um vocal "dance" dos anos 90!!
É o hit "Colours In My Eyes" do projeto Teeki, lembram-se?
A música estreou nas rádios e clubs há exatos 20 anos, e eu sempre fui muito curioso (desde aqueles áureos tempos) em querer saber quem cantava este clássico da Dance Music...
Então, mãos a obra!!

ANTES TARDE DO QUE NUNCA!
FINALMENTE, A VOCALISTA DO HIT QUE COLORIU O ANO DE 1998

O single de Teeki "Colours In My Eyes" entre os mais tocados em agosto de 1998

20 anos se passaram e finalmente consegui tal informação, graças à esta ferramenta deliciosa que é a internet. Aliás, os anos 90 foram ótimos quase em tudo, só perdendo para esta atual década num único quesito: a tecnologia. Apenas nisso!

Mas voltando à música "Colours In My Eyes", quando a ouvi pela primeira vez, eu tinha 16 anos de idade e no ato reconheci a sua beleza e imensa qualidade. 
Acredito que a ouvi em sua estreia no programa Ritmo da Noite da Jovem Pan, no início de 1998.

Lembro também que o DJ tocou este clássico na abertura do show da Taleesa, em Itatiba-SP, ao lado de outras canções inesquecíveis, como Alexia "Gimme Love", Dario G "Sunchyme", Gala "Suddenly"O.M.C "How Bizarre", Debra Michaels "How Do i Live?", entre tantas outras.
Ah, esta excelente track saiu em algumas coletâneas da época, como "Ritmo da Noite Vol. 7" e "Dance Hits", ambas da Spotlight Records.

 Aperte o play e desfrute destes vocais durante a leitura!

"Colours In My Eyes" de Teeki também foi muito executada nas rádios Educadora FM (Campinas-SP) e Dumont FM (Jundiaí-SP), e quando os seus locutores informavam o nome do projeto, eu logo imaginava uma vocalista coreana, devido a pronúncia da palavra ("tiqui").
Mas ao mesmo tempo, eu pensava comigo: "Como que uma coreana conseguiria cantar igual a uma negra?"

Sim, você ouve "Colours In My Eyes" e de imediato já idealiza uma cantora negra. Não tem como pensar diferente, pois a sua voz é muito forte, linda, potente e característica, que só uma negra poderia reproduzir.

TEEKI - "COLOURS IN MY EYES"
VOCAIS NÃO CREDITADOS: SARAH GRIMALDI
ANO DE PRODUÇÃO: 1997
ANO DE LANÇAMENTO: FINAL DE 1997
ATINGIU AS PARADAS DE SUCESSO: 1998
LABEL: VOLUMEX (ITALY) - SPOTLIGHT RECORDS (BRASIL)
PRODUTORES: A. KASERER, G. VIGNALI
COMPOSITORES: M. CREMOLINI, D'AMBROSIO, RANEAR

"MUSIC FROM MY HEART"
Sobre como eu descobri este enigma? 
Então, eu perguntei a um dos compositores da música. Eu havia perguntado inicialmente para Maurizio D'Ambrosio, mas ele apenas visualizou a mensagem e nem se importou. Como eu já esperava este tipo de atitude, já tinha mandado a mesma mensagem também para um outro compositor da canção, Matteo Cremolini.
Cremolini foi super simpático e atencioso, informando-me quem é a talentosa vocalista e ainda desabafou, dizendo que escreveu o hit e não recebeu nada por isso, rs.

Matteo Cremolini também me perguntou depois no "messenger", os nomes das coletâneas em que "Colours In My Eyes" saiu no Brasil

Obs.: Como o Eurodance é um gênero com muitas informações desencontradas e com várias "confusões" em suas biografias (muitas delas falsas ou inexistentes), eu opto em publicar os "prints" pois acho que é uma maneira de informar com transparência e confiabilidade.

Teeki - "Colours In My Eyes" sendo indicada no "Dance Floor" (quadro de lançamentos) da Revista DJ Sound (Fevereiro / 1998)


A VOCALISTA
DE
TEEKI
"COLOURS IN MY EYES"
Depois de 20 anos, aqui está ela: Sarah Grimaldi!

 
Seu nome artístico é Sarah Grimaldi e ela é cantora / compositora, além também de ser treinadora vocal. 
Ela nasceu em 20 de novembro de 1966, ou seja, completou recentemente seus 52 anos de idade. 
Sara "Sarah" Grimaldi nasceu na cidade de La Spezia (a mesma em que nasceu Alexia) e sua poderosa voz está classificada como soprano, se estendendo em 4 oitavas.
Quando criança, ela começou a cantar no coral da igreja e seguiu aulas de piano e dança em sua cidade natal. 


 
Quando tinha apenas 14 anos de idade, Sarah começou a praticar como DJ e poucos meses depois, começou a colaborar com algumas rádios regionais, gravando jingles publicitários.
Sarah trabalhou também para uma produtora de vídeos na seção de filmagem e edição, e assim apareceu em alguns vídeos de artistas italianos e internacionais, como KC & Sunshine Band, Pino Daniele, Gianni Morandi e muitos outros.

Em 1994, ela lançou um single solo chamado "Did You Love Me", sob o nome Sarah. A canção foi escrita por S. Tubelli, M. Franciosa e Sarah (a própria). 
Depois, ela se tornou backing vocal de alguns artistas de dance music famosos, como Jenny B, Tony Di Bart e Double You, além também de contribuir como compositora em diversos trabalhos. 
Mas se você pensa que Sarah Grimaldi só trabalhou no ítalodance, está enganado. Ela também cantou pop, blues, ópera, participou de shows gospel com artistas como Leona Laviscount e também cantou, apresentou, compôs e produziu muitos singles.



Nestes diversos trabalhos no segmento eurodance, está o projeto Teeki com a nossa aclamada "Colours In My Eyes", talvez o único hit da cantora no Brasil, embora - infelizmente - ela não tenha sido creditada neste trabalho (estamos aqui para isso).

Em 2004, Sarah fez os vocais nos novos singles do Ice MC, "It's A Miracle" e "My World", também contribuindo para todas as faixas deste seu, até então, novo álbum.

Sarah Grimaldi canta, escreve, produz, treina, realiza shows e festivais até os dias atuais, mas um outro dom da italiana é praticar o bem. Ela colaborou num álbum com renda destinada às crianças do Paquistão e também gravou um single solidário para uma associação italiana contra a leucemia.
Veja abaixo alguns dos vídeos mais atuais de Sarah Grimaldi, trabalhando com a sua bela e radiante voz:

Sarah Grimaldi: Uma voz de respeito.

Aqui ela divide o palco com Sagi Rei, outra poderosa voz da Itália...


Conecte-se com
Sarah Grimaldi

AGRADECIMENTOS:
Ao italiano Matteo Cremolini por ter colaborado com o nome da vocalista, não creditada na canção, mas lembrada aqui nesta singela publicação. 
Grazie!

12 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, Rikardo!!!
    Você conseguiu matar a curiosidade de muita gente, inclusive a minha que sempre quis saber quem era a dona desse vocal maravilhoso dos 90's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio Allan!
      Esta música é muito boa e fez bastante sucesso na mesma época das canções da GALA.
      Acho que este hit merecia ter uma cara, uma imagem...e a melhor cara que poderia representá-la é a vocalista, que fez um excelente trabalho aqui. Pena que ela nunca apareceu no projeto e nem creditada foi... Abraços!!

      Excluir
  2. Agora sim sei de quem é o vocal de Teeki valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Matéria perfeita, fiquei surpreso com tudo isso essa música faz parte da minha adolescência e guardo boas lembranças.
    Fábio Allan parabéns pela matéria 🎊👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por postar estas ótimas histórias reais e verdades por trás das clássicas bandas / projetos da saudosa Eurodance, nos Anos 90, meu amigo!! Like!!! Show e parabéns, como sempre, com estas mátérias, Rikardo!! Enfim, viva a Eurodance e viva os Anos 90, meu grande amigo!! Boa semana a todos aqui e, principalmente, a você Rikardo Rocha!! Por fim, fiquem com Deus e até mais, gente!! 👍[^J^]👍*

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela matéria. Sempre tive um carinho muito especial por essa música. Ela traduz saudade e afeto ao mesmo tempo. Hoje resolvi procurar por Projeto Teeki e encontro aqui essa matéria fantástica. Agora vou procurar por outras músicas dessa excelente e tocante cantora. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Landin, eu que lhe agradeço pelo comentário inspirador!! Fico feliz que tenha gostado!! Eu também sempre curti "Colours In My Eyes" e sempre tive curiosidade em saber quem era a vocalista... Pena que ela não foi creditada na música...Abraços!!

      Excluir
  6. Muito bom Rikardo, seu blog é demais, toda vez que ouço essa canção eu choro. Pena poucos terem esse feeling. abração
    Ronan C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido! "Colours In My Eyes" é ótima mesmo, marcou época!! Lembro das baladinhas do início de 1998, época que também ganhou destaque nas rádios!! Vários DJs rasgavam elogios para essa produção... Merecidamente!!

      Grande abraço!!

      Excluir